📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizou nesta quarta-feira (15) a apreensão de dois adolescentes suspeitos de envolvimento na tentativa de assalto que resultou na morte do sargento da Polícia Militar Jurandir Oliveira, em dezembro do ano passado.
Em entrevista à TV Antena 10, o delegado Bruno Ursulino explicou que a ação foi um cumprimento de mandado de internação provisória aos menores por envolvimento no caso. A ação policial ocorreu na zona Sudeste de Teresina.
Leia mais: Delegado confirma sete criminosos envolvidos na tentativa de latrocínio contra sargento da PM em Teresina
"No fim do ano passado a nossa equipe ela representou pela internação provisória de todos eles e ontem foi concedido essa apreensão então a gente realizou a diligência no sentido de estar dando cumprimento a essa decisão judicial; Na manhã de hoje a gente esteve já apreendendo dois desses menores, que foram levados para fazer o exame de corpo e delito e agora já se encontram lá no complexo da cidadania para posteriormente estar seguido para o CEIP", disse.
O delegado ressaltou ainda que sete indivíduos participaram da ação criminosa, faltando apenas dois serem presos.
"Ainda existem mais dois que a gente está atrás de localizá-los para que a gente dê cumprimento desta decisão. Ao todo nesse caso são quatro menores envolvidos; nós temos três maiores e dos maiores um morreu lá no local. Um se encontra preso outro foragido. Então, tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar estão realizando diligências no sentido de estar localizando para dar cumprimento a essa decisão", destaca.
Os menores apreendidos são conhecidos da polícia e têm envolvimento com facções criminosas. Eles foram identificados pela investigação através das imagens das câmeras de segurança obtidas pelo departamento.
"Todos são menores infratores, conhecidos e tem esse vínculo com facções criminosas ali na região sudeste. A gente espera estar tirando de circulação eles e tá trazendo uma tranquilidade para as pessoas de bem lá da região. A gente sabe que dos menores aí, nós temos um que estava dirigindo o carro e os demais vinham dentro do veículo. Todos identificados naquele vídeo que aparece", completa.
O caso
Na madrugada do dia 09 de dezembro, o sargento foi interceptado por seis criminosos em um carro e uma motocicleta no bairro Alto da Ressurreição. Nas imagens de uma câmera de segurança é possível ver os indivíduos o abordarem para tomar a arma. Ele corre para a frente do próprio carro e começa a atirar contra os criminosos. Um dos indivíduos atira diversas vezes na direção do policial, que foi baleado, mas continuou disparando contra eles.
Jurandir Oliveira faleceu após 5 dias internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Após ser atingido no ombro e no abdômen, o policial foi submetido a um procedimento cirúrgico, transferido para uma Unidade Terapia Intensiva (UTI) e se encontrava em estado grave.
O delegado explicou que a intenção do grupo criminoso era roubar o local. “A intenção era roubar o local. O policial foi um efeito surpresa que eles tiveram, tanto que foram surpreendidos quando o policial esboçou a reação. Infelizmente, o policial veio a óbito na tentativa de se defender e aí eles se dispersaram lá no local e acabaram perdendo a comunicação entre si”, finaliza.
Fonte: Portal A10+