📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) prendeu diversos integrantes de facçoes durante a Operação Draco-162, deflagrada na manhã desta terça-feira (29).
De acordo com a polícia, esta operação é resultado de uma investigação que desarticulou um grupo criminoso vinculado a uma facção envolvida em tráfico de drogas, posse de armas e homicídios. Durante a ação, foram apreendidas grandes quantidades de drogas, incluindo aproximadamente 50 quilos de entorpecentes, além de armas de fogo e munições, e diversos integrantes presos.
Entre os presos está Mr. Bean, identificado por C.V.A.R., acusado de matar Jackson Vinícius Rodrigues de Paiva Barros, de 21 anos, em 19 de dezembro de 2023, no bairro Dirceu I, Zona Sudeste da capital. Jackson foi assassinado dentro de sua casa, na presença de sua mãe, com mais de 10 disparos e teve o crime gravado em vídeo, posteriormente divulgado nas redes sociais. Em janeiro de 2023, ele foi preso em um baile reggae.
Outro envolvido preso na operação é A.D. de S.C., que estava sendo monitorada por tornozeleira eletrônica e foi encontrada em posse de uma grande quantidade de drogas, reforçando seu papel na organização criminosa. Também foram presos outros membros da facção, ampliando o impacto dessa operação no combate ao crime organizado no estado.
A ações ocorrem nos bairros das zonas Norte, Sul e Sudeste de Teresina, além da cidade de Timon, no Maranhão. A operação contou com o apoio do GPE de Timon, das Inteligências da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública, da FEISP e da 4º Delegacia de Polícia Civil.
Execução
Jackson Vinicius de Paiva Barros, de 21 anos, foi assassinado a tiros em dezembro do ano passado, dentro de uma residência na região do Dirceu I, na zona Sudeste de Teresina. O A10+ apurou no local que quatro homens em duas motocicletas, que estariam com roupas de entregadores, adentraram a casa e mataram a vítima com vários tiros. Populares informaram que ouviram aproximadamente 20 disparos no momento do crime.
Além disso, o grupo estaria recebendo apoio e cobertura de um outro veículo, que fugiu em destino ignorado. Outras pessoas estariam dentro do casa, que funciona como uma espécie de salão de beleza, quando os suspeitos entraram na residência e as renderam. Na sequência, eles se direcionaram para Jackson, que era o alvo, e o assassinaram.
Dias depois o vídeo da execução de Vinícius foi amplamente divulgado em aplicativos de mensagens. O crime foi filmado pelo próprio atirador e pelo menos 13 cápsulas deflagradas de arma de fogo foram encontradas no local.
Prisão de Mr. Bean
Carlos Vinícius Alves Resende, também conhecido como "Mr. Bean", foi preso em janeiro de 2024. Ele foi considerado pela polícia como o autor do homicídio contra Jackson Vinicius Rodrigues de Paiva Barros, 21 anos, no dia 19 de dezembro de 2023, no bairro Dirceu, na zona Sudeste da capital.
Carlos Vinicius foi detido durante a operação “Silêncio e Paz” e resultou ainda na prisão de 75 pessoas, na noite do último do sábado (13), na zona Leste de Teresina, durante um baile de reggae localizado na Zona Leste de Teresina, conhecido como “Reggae da Thaís”.
Fonte: Portal A10+