DRACO deflagra Operação Disciplina contra faccionados que lideram o Tribunal do Crime no Piauí; VÍDEO! - Polícia
AÇÃO POLICIAL

DRACO deflagra Operação Disciplina contra faccionados que lideram o Tribunal do Crime no Piauí; VÍDEO!

Estão sendo cumpridos 30 mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão em várias cidades


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 07h38)

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou, nesta  terça-feira (5), a Operação Draco 165, denominada “Operação Disciplina”.

O objetivo da ação é desarticular o núcleo de lideranças de uma organização criminosa, responsável pelo chamado “Tribunal do Crime”. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, esse tribunal é uma estrutura interna mantida pela facção para julgar tanto membros rivais quanto integrantes do próprio grupo, impondo punições que frequentemente envolvem tortura e, em casos extremos, execução. 

DRACO deflagra Operação Disciplina contra faccionados que lideram o Tribunal do Crime no Piauí
Divulgação

  

“Trata-se de um mecanismo brutal que visa controlar a conduta dos envolvidos e manter a disciplina interna através de métodos de força e intimidação. A prática tem sido amplamente combatida pela segurança pública do Piauí, que atua para desmantelar essa estrutura de terror e proteger a ordem pública”, comenta o delegado.

30 membros do PCC são alvos de operação, diz delegado

De acordo com o delegado, a operação ocorre após um ano de investigação com o foco de desarticular esse núcleo.  "30 membros do PCC que integram a disciplina estão sendo presos hoje, além dos 40 mandados de busca e apreensão nas 13 cidades. Identificamos esses indivíduos que se vincularam a essa facção criminosa e estavam com essas práticas no interior do estado, alguns deles relacionados aos homicídios que ocorreram na cidade de São Raimundo Nonato no início do ano", disse o delegado Charles Pessoa à TV Antena 10. 

  

Operação DRACO 165
 
 

O delegado destacou a prisão de um homem identificado apenas como Boladão. "Ele se vinculou ao PCC em 2017, na região Sul, depois ele migrou para a região Sudeste. Já foi preso algumas vezes, era monitorado pelo Draco por exercer essa função de disciplina, o irmão está preso também, mas depois de mais de oito meses de investigação, ele foi preso", ressaltou.

Estão sendo cumpridos 30 mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Floriano, São Raimundo Nonato, Piracuruca, Água Branca, Campo Maior, Canto do Buriti, Picos, Altos, Regeneração, Itaueira, Brejo do Piauí e Colônia do Gurguéia.


A ação conta com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINT), da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e das unidades da Polícia Civil tanto do interior quanto da capital, incluindo as áreas metropolitanas.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o fim da escala 6x1

ver resultado