Durante audiência, acusada de envenenar família no Piauí nega relação amorosa com vizinha e participação no crime - Polícia
POLÍCIA

Durante audiência, acusada de envenenar família no Piauí nega relação amorosa com vizinha e participação no crime

Maria dos Aflitos afirmou que Jocilene participou do crime e que desconfiava do parceiro desde o início


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Atualizada às 18h

A audiência de instrução e julgamento do caso de envenenamento que resultou na morte de oito pessoas aconteceu nesta sexta-feira (05), no litoral do Piauí. Os réus são Francisco de Assis Pereira e Maria dos Aflitos da Silva, companheiros e principais acusados no processo. Maria é mãe e avó de sete das oito vítimas fatais do caso, que chocou o estado. 


Durante seu depoimento, Maria dos Aflitos negou qualquer envolvimento nos crimes e se declarou inocente. Ela também rejeitou a versão de que teria tido um relacionamento amoroso com uma das vítimas, Jocilene. "Eu nunca tive relação com ela, nós éramos amigas, mas relação eu nunca tive. Meus filhos não falaram isso, quem falou isso foi uma tia dela. Eu não matei meus filhos, eu também não sei de nada da morte da Jocilene. Eu não sei de nada, não fiz isso", declarou.

  

Durante audiência, acusada de envenenar família no Piauí nega relação amorosa com vizinha e participação no crime
Reprodução

   

Maria também apontou desconfianças antigas em relação ao companheiro Francisco de Assis. Segundo ela, ele teria agido de maneira suspeita nos dias que antecederam e durante os episódios em que os membros da família passaram mal e faleceram.

"Do primeiro caso, dos meus dois netos, eu pensava que tinha sido mesmo os cajus que a senhora tinha dado, mas aí aconteceu esse outro fato e pensei: está errado, não foi a senhora. Aí eu comecei a desconfiar do De Assis, porque na noite do réveillon tava tudo bem, quando deu nos outro dia, no almoço, o De Assis que passou o café. Depois foram fazer o almoço e minha menina mais nova falou que queria fazer outro arroz e ele disse que era pra aproveitar o que já tinha. O Assis comeu por último; a Jocilene chegou muito cedo lá em casa, ela que fritou as manjubas. Quando eu fui levantar para comer, o Emanuel falou que estava com a vista embaçada e disse pra ele dormir. Ele pediu pra chamar o SAMU, pedi pro De Assis chamar o SAMU e ele disse que não, porque o celular estava descarregado, sendo que não. Quando vi estavam todos passando mal", relatou Maria.

Ela contou ainda sobre o momento em que perdeu o filho em frente de casa e questionou o fato de Francisco e Jocilene terem sido os últimos a apresentarem sintomas.

  

Em primeiros depoimentos, matriarca de família vítima de envenenamento no Piauí teria confessado envolvimento
TV Antena 10

   

"Corri e pedi para a moça da frente chamar o SAMU. Meu filho não resistiu e morreu ali mesmo na frente de casa. Os outros foram pro hospital. Por coincidência, porque a Joice e o Assis foram os últimos a ir no hospital? Foram os últimos a passar mal? A Jocilene ainda foi pro hospital de mototáxi. O De Assis tinha muito cochicho com a Joice, eles cochichavam e quando eu chegava perto eles paravam a conversa", disse.

Sobre os primeiros óbitos, Maria dos Aflitos reafirmou que, naquele dia, os netos Miguel e Ulisses tomaram suco preparado por Francisco.

"Naquele dia [morte dos dois primeiros netos] o Assis trabalhou só de manhã. De tarde ele não foi. Nesse dia o Assis estava em casa no quintal. Eu tava dentro de casa, quando fui para o terreiro o Ulisses e o Miguel estavam tomando suco, cada um em um copo. Quando perguntei eles falaram que estavam tomando o suco que o Assis fez e deu para eles. Parecia que ele [Francisco de Assis] estava fazendo escondido de mim, eles estavam tomando suco e o Assis não. Eu acreditava que tinha sido ela [Lucélia], mas quando aconteceu as outras mortes eu desconfiei do De Assis. Foi ele que matou meus filhos, eu não tenho culpa nem envolvimento na morte dos meus filhos, eu sou inocente e estou pagando uma coisa que não devo", declarou.

Maria ainda disse que, no dia do réveillon, não ingeriu os alimentos servidos, alegando estar de ressaca, e voltou a citar a aproximação entre Francisco e Jocilene.

  

Jocilene foi internada e depois faleceu
Reprodução

   

"Eu não comi a comida do réveillon porque eu estava de ressaca. Ele diz que fez um frango, ele e a Jocilene, foi eles dois. Eu não comi não. O Assis tinha muita conversa escondida com ela. Quando eu chegava perto pra ouvir eles paravam a conversa. Quando ele foi preso a Jocilene passou mal, andava muito nervosa, dizia que estava com medo e eu perguntava de que, se ela estava envolvida em alguma coisa e ela não falava nada. Ela chorava e nunca me falou", disse Maria.

  

Vítimas do envenenamento
Reprodução

   

Ela concluiu seu depoimento reforçando que, em sua visão, Jocilene teve participação nas mortes. "Ela era uma amiga falsa, porque ele teve envolvimento na morte dos meus filhos, eu sei que ela teve", afirmou.

Durante a audiência, Maria dos Aflitos também foi questionada sobre o relato de uma testemunha que afirmou tê-la visto sendo abraçada por Francisco durante o velório dos filhos, ocasião em que ele teria dito: "Agora nós vamos ser felizes". Maria disse não saber explicar o episódio.

Ela também negou que tenha tentado proteger Francisco de Assis em qualquer momento.

  

Francisco de Assis da Costa
Reprodução

   

Saiba quem são as vítimas:

  • João Miguel Silva (7 anos, filho de Francisca e neta de Maria dos Aflitos),
  • Ulisses Gabriel Silva (8 anos, filho de Francisca e neta de Maria dos Aflitos),
  • Manoel da Silva (18 anos, enteado de Francisco, irmão de Francisca e filho de Maria dos Aflitos),
  • Igno Davi da Silva (1 ano e 8 meses, filho de Francisca e neto de Maria dos Aflitos),
  • Maria Lauane (3 anos, filha de Francisca e Neta de Maria dos Aflitos)
  • Francisca Maria (32 anos, enteada de Francisco, irmã de Manoel e filha de Maria dos Aflitos).
  • Maria Gabriela (4 anos, filha de Francisca e neta de Maria dos Aflitos) e
  • Maria Jocilene (vizinha da família e mantinha um relacionamento com Maria dos Aflitos)

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual o telejornal que você mais gosta de acompanhar na TV Antena 10?

ver resultado