📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A audiência de instrução e julgamento do caso de envenenamento de uma família, em Parnaíba, no litoral do Piauí, acontece nesta sexta-feira (05). Os acusados são Francisco de Assis Pereira e a companheira Maria dos Aflitos da Silva. Juntos os dois envenenaram e mataram seis pessoas no início deste ano e duas no ano passado.
A audiência havia sido adiada após a defesa de Francisco de Assis alegar que o réu não possuía sanidade mental. Uma investigação então foi iniciada e uma perícia médica confirmou que o acusado possui boas condições de saúde mental. Com isso, o julgamento remarcado para esta sexta-feira (05) foi mantido.
O casal será julgado pelas mortes de membros da mesma família. Eles são acusados de envenenar 10 pessoas, sendo que 8 morreram e outras duas sobreviveram. O caso chocou o país e teve várias reviravoltas. Os acusados seguem presos aguardando julgamento. A expectativa é que ambos sejam condenados.
Relembre o caso
Segundo o delegado Abimael Silva, em seus depoimentos Francisco de Assis mostrou grande desprezo em relação aos filhos de Maria dos Aflitos. Ele relatou que em alguns momentos o companheiro da matriarca chegou a negar comida para os filhos e netos da mesma.
As investigações apontaram ainda um relacionamento extraconjugal entre a acusada e uma das vítima, Maria Jocilene, que era vizinha da família. Segundo o delegado, o relacionamento das duas era discreto, mas todos ao redor sabiam. Abimael Silva contou ainda que as duas mantinham um relacionamento antes mesmo de Maria dos Aflitos se relacionar com Francisco de Assis.
Primeiro caso seria um ensaio para a série de mortes; veneno estava no suco das crianças
Ainda de acordo com o delegado, o óbito das duas primeiras crianças, Ulisses Gabriel da Silva, de 8 anos, e João Miguel da Silva, de 7 anos, foi uma espécie de ensaio sobre se daria certo eles colocarem em prática as mortes por envenenamento. Eles teriam aproveitado a doação dos cajus para indicar a Lucélia Maria da Conceição como suposta autora do crime. Ela chegou a ser presa, mas foi solta quando o laudo dos frutos deu negativo para contaminação. Ambos teriam colocado a substância no suco das crianças.
Casal é indiciado por envenenamento de 8 pessoas no Piauí; em caso de condenação, penas podem ultrapassar os 200 anos
A Polícia Civil concluiu o inquérito dos envenenamentos que ocorreram em agosto de 2024 e janeiro de 2025 na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Em entrevista ao A10+, nesta quinta-feira (06), o delegado responsável pelo inquérito, Abimael Silva, revelou que Francisco de Assis e Maria dos Aflitos foram indiciados por 23 crimes, que deixou 8 pessoas mortas, sendo 7 da mesma família. Caso sejam condenados as penas ultrapassam 200 anos de cadeia.
Saiba quem são as vítimas:
- João Miguel Silva (7 anos, filho de Francisca e neta de Maria dos Aflitos),
- Ulisses Gabriel Silva (8 anos, filho de Francisca e neta de Maria dos Aflitos),
- Manoel da Silva (18 anos, enteado de Francisco, irmão de Francisca e filho de Maria dos Aflitos),
- Igno Davi da Silva (1 ano e 8 meses, filho de Francisca e neto de Maria dos Aflitos),
- Maria Lauane (3 anos, filha de Francisca e Neta de Maria dos Aflitos)
- Francisca Maria (32 anos, enteada de Francisco, irmã de Manoel e filha de Maria dos Aflitos).
- Maria Gabriela (4 anos, filha de Francisca e neta de Maria dos Aflitos) e
- Maria Jocilene (vizinha da família e mantinha um relacionamento com Maria dos Aflitos)
Fonte: Portal A10+