Em três anos, Governo reduz em mais de 50% os roubos de celulares no Piauí, aponta balanço da SSP - Polícia
POLÍCIA

Em três anos, Governo reduz em mais de 50% os roubos de celulares no Piauí, aponta balanço da SSP

No período da atual gestão, 14.463 celulares foram recuperados pelas forças de segurança


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), divulgou o balanço das ações realizadas entre janeiro e novembro de 2025. Os números reforçam o avanço das estratégias de combate aos crimes patrimoniais, com destaque para a expressiva redução nos roubos de celulares em todo o estado.

Os dados mostram que o Piauí conseguiu reduzir pela metade a quantidade de roubos de celulares nos últimos três anos, resultado atribuído ao fortalecimento das operações integradas, ao uso ampliado de tecnologia e ao trabalho conjunto entre Polícia Civil, Polícia Militar e setores de inteligência. Em 2022, o Estado registrou 12.917 ocorrências desse tipo de crime. Em 2025, o número caiu para 6.096, o que representa uma redução acumulada de 52,81%. A tendência de queda é ainda mais evidente quando se observa apenas o mês de novembro, que apresentou diminuição de 72,02% em relação ao mesmo período de 2022.

  

Em três anos, Governo reduz em mais de 50% os roubos de celulares no Piauí, aponta balanço da SSP Divulgação
   

O balanço aponta ainda um avanço significativo na recuperação e devolução de aparelhos celulares, política considerada prioritária pela SSP-PI. No período da atual gestão, 14.463 celulares foram recuperados pelas forças de segurança. O número anual de aparelhos devolvidos aos proprietários saltou de 1.617 em 2022 para mais de 5.800 nos anos seguintes, registrando 2.759 recuperações somente no parcial de 2025, um aumento acumulado de 261,84%.

Para o Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, os resultados consolidam a eficácia do modelo adotado pela Segurança Pública do Piauí. “Os indicadores comprovam que a combinação entre inteligência policial, uso de tecnologia e integração entre as forças está gerando efeitos reais na vida da população. A redução dos roubos e o aumento das devoluções mostram que estamos enfrentando o crime com planejamento e resultados eficientes”, pontua o delegado.

Operações policiais fortalecem enfrentamento ao crime em todo o Piauí

Ao longo de 2025, a Superintendente de Operações Integradas coordenou uma série de operações estratégicas que fortaleceram o enfrentamento ao crime em todo o estado, com destaque para as operações Rolezinho, focada no combate às manobras perigosas e organização de eventos ilegais com motocicletas; Rastreados, voltada para a recuperação de veículos roubados e combate à adulteração; Interditados, referência nacional no enfrentamento ao comércio ilegal de eletrônicos e receptação qualificada.

Além disso, a SSP-PI deflagrou a operação Ouro Sujo, que desarticulou redes de furto e receptação de joias; Jogo Sujo, que reprimiu jogos de azar ilegais e esquemas de pirâmide financeira na internet; a operação Cribelo, que revelou um esquema de corrupção na emissão da CNH envolvendo servidores e autoescolas; a operação Macondo, destinada a desarticular um amplo esquema de agiotagem praticado por grupos estrangeiros e a Carbono Oculto 86, que combateu a lavagem de dinheiro realizada por uma organização criminosa por meio do setor de combustíveis.

Também integra esse esforço a Operação Nordeste Integrado, realizada em parceria com outros sete estados, reforçando as divisas e ampliando a presença das forças de segurança nas regiões mais sensíveis do Nordeste. “Todas essas estratégias, somadas às ações de divisa segura, esforço concentrado e ao trabalho do Centro Integrado, consolidam um modelo de atuação baseado em inteligência, integração e repressão qualificada”, aponta Matheus Zanatta.

Ações sociais reforçam o combate à criminalidade e beneficiam crianças

Além dos avanços no combate à criminalidade, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí também desenvolveu, ao longo de 2025, um conjunto de ações sociais que reforçam o papel humanitário da instituição. As iniciativas de Páscoa, Dia das Crianças e Natal alcançaram diretamente famílias em situação de vulnerabilidade em 12 municípios, com a entrega de 6 mil cestas básicas, atendimento a mais de 8.600 crianças, distribuição de 8 mil brinquedos, 1.000 ovos de Páscoa e quase 1 tonelada de ração para abrigos de animais.

Para Matheus Zanatta, essas ações refletem o compromisso da segurança pública com a cidadania. “Representar a SSP nessas iniciativas é reafirmar que segurança também se constrói com cuidado social, solidariedade e presença do Estado onde a população mais precisa”, finaliza o superintendente.

Fonte: Governo do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gostou do jornalista Matheus Oliveira à frente do telejornal Piauí no AR?

ver resultado