Enfermeira do Samu baleada durante resgate de paciente recebe alta em Teresina - Polícia
ATENDIMENTO

Enfermeira do Samu baleada durante resgate de paciente recebe alta em Teresina

O motorista da ambulância, também atingido por disparo, segue internado na capital


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Laurimary Caminha, uma das profissionais de saúde baleada na noite de sábado (15), na zona Sul de Teresina, recebeu alta. A informação foi confirmado ao A10+ pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A enfermeira foi baleada na perna enquanto a equipe do Samu realizava o resgate de um homem que havia sido alvejado. O motorista da ambulância, também atingido por disparo, teve uma fratura exposta e passou por cirurgia. 

Enfermeira do Samu baleada durante resgate de paciente recebe alta em Teresina; motorista segue internado
Reprodução


Laurimary foi levada para o Hospital de Urgência em Teresina e depois  transferida para um hospital particular, onde passou por uma avaliação e recebeu alta na madrugada. O motorista da ambulância segue internado. Apesar do susto, ele não corre risco de morte. 

Tudo começou quando uma equipe do Samu foi acionada para socorrer um jovem que tinha sido baleado na noite desse sábado (15) no Vamos Ver o Sol, na zona Sul da capital. Em certo momento, durante o resgate, criminosos passaram em uma motocicleta e efetuaram disparos que atingiram a enfermeira e o motorista da ambulância. Após a ocorrência, os bandidos fugiram.

O médico que estava com a equipe teve que dirigir a ambulância até o hospital para salvar as vítimas. O estado de saúde do homem baleado é desconhecido. O A10+ apurou que ele faz uso de tornozeleira eletrônica. A motivação da tentativa de homicídio contra ele será investigada pela Polícia Civil do Piauí. 

Coren se manifesta

Em nota, divulgada nas redes sociais, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí lamentou o caso envolvendo a enfermeira baleada durante o exercício da profissão e destacou que a ocorrência foi um “ato de covardia extrema”.

Veja abaixo a nota na íntegra:

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) informa que a conselheira Enfª Laurimary Caminha foi vítima de um disparo de arma de fogo durante o exercício de sua profissão, em ocorrência realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na noite deste sábado, 15 de julho de 2023.

Ato de covardia extrema, o episódio evidencia o risco ao qual profissionais de Enfermagem são expostos diariamente, com pouca ou nenhuma segurança durante o horário de trabalho. É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse enquanto desempenhamos nossas atividades.

Estamos acompanhando o desenrolar deste lamentável incidente, com a adoção das medidas cabíveis. À Drª Laurimary, o nosso apoio, solidariedade e orações pelo restabelecimento de sua saúde.

Todo e qualquer ato de violência contra profissionais de Enfermagem são veementemente repudiados por esta autarquia federal. O Coren-PI reafirma o seu compromisso de proteger a boa prática de Enfermagem e o direito à Saúde do cidadão, bem como de garantir a segurança dos profissionais e da população assistida.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Após fracasso em Teresina, qual sua opinião sobre os institutos de pesquisas?

ver resultado