Governo do Piauí anuncia criação de delegacias de combate às facções criminosas - Polícia
SEGURANÇA

Governo do Piauí anuncia criação de delegacias de combate às facções criminosas

Estado também terá um núcleo de repressão a roubos e furtos de celulares


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 14h15)

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou nesta sexta-feira (03), durante solenidade no Palácio de Karnak, decretos para criação de nove delegacias especializadas no combate às facções criminosas no Estado, além do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e do Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF).

  

Governo do Piauí anuncia criação de delegacias de combate às facções criminosas
A10+

   

Segundo o governo, Teresina terá quatro delegacias especializadas, enquanto os municípios de Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Bom Jesus terão uma em cada. A criação de delegacias no combate às facções foi uma das propostas de campanha de Rafael Fonteles.

 “A escolha por esses municípios tem como base as estatísticas, que apontam eles como os de maior reincidência de casos e demandas. Mas a atuação se estende para todos os outros municípios também”, disse Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí.

Já o Draco surge a partir da necessidade de uma unidade na estrutura organizacional da Polícia Civil do Estado do Piauí especializada no enfrentamento às organizações criminosas habituadas na prática de infrações penais violentas.

  

Chico Lucas, secretário de Segurança do Piauí
Anna Paula / A10+

   

“O objetivo é reprimir e investigar, especialmente, crimes de lavagem de dinheiro, de extorsão mediante sequestro, de furto ou de arrombamento a caixas eletrônicos, de roubo a bancos, instituições financeiras e de transportes de valores, quando demandem investigação especializada ou decorrente da ação de associações ou organizações criminosas”, disse o secretário de Segurança.

O governador Rafael Fonteles destacou que a repressão ao crime organizado vai funcionar interligando todas as polícias para que o combate das facções seja desarticulado em todo o Estado. Para isso, serão feirtos investimentos tecnológicos, físicos e também uma prevenção social, com projetos desenvolvidos para afastar os jovens do crime.  

"É uma promessa que fizemos durante a campanha eleitoral e estamos cumprindo hoje, a repressão do crime organizado. Portanto, precisa de uma estrutura adequada para atingirmos o objetivo no interior, nos municípios de maior índice de violência (Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Bom Jesus) e nas quatro zonas da capital para conseguir nessa formatação vencer essa criminalidade organizada, que é uma cadeia que envolve desde o roubo de celulares e veículos ao financiamento do tráfico de drogas até os homicídios", disse.

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) será coordenado pelo delegado Charles Pessoa. Para ele, a unidade vai cumprir a sua missão e dar aos cidadãos piauienses mais segurança com o combate das facções e fortalecer a integração entre as delegacias para que a atuação seja mais efetiva.  

"A gente sabe do peso da responsabilidade, mas estamos confiantes, até porque sabemos a equipe que temos. A gente pode assegurar tanto para a gestão, quanto para a sociedade piauiense, o Draco entende a sua missão, estamos preparados e vamos dar o resultado que vocês esperam que é o combate direto a essas facções no Estado do Piauí. Com a formalização do departamento, tenho certeza que logo vamos deflagrar uma grande operação e depois fazer um grande cronograma que vai se tornar uma rotina de ações de enfrentamento", completou.

O NARFF, por outro lado, deve sua criação ao elevado número de ocorrências relacionadas a roubos e furtos de aparelhos celulares, e a consequente necessidade de fomentar ações que promovam a repressão qualificada desse tipo de crime. “A ideia do núcleo é prestar auxílio às investigações das delegacias de Polícia e/ou realizar diligências preliminares, por determinação do delegado-geral, para recuperar celulares furtados e roubados”, pontuou Chico Lucas.

No evento também foi realizada a solenidade de formatura dos alunos do curso de Formação de Delegados. O governador Rafael Fonteles autorizou também nomeação de novos delegados, que estão finalizando o curso de formação para assumir unidades desguarnecidas.

Delegacias de combate às facções (04 em Teresina e 05 no interior)

Especializadas interior Piauí

  • RONI DA ROCHA SILVEIRA - Unidade Floriano
  • JOAO FILIPE DE ARAUJO SAMPAIO LEITE - Unidade Bom Jesus
  • LUCAS KLINGER MARINHO LEITÃO - Unidade Piripiri
  • AGENOR FERREIRA LIMA JUNIOR - Unidade Picos
  • PERIKLES DA FONSECA LIMA - Unidade Parnaíba

04 Unidades do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) Teresina
CHARLES DE HOLANDA PESSOA (Chefe do DRACO)

Delegados:

  • FRANCISCO CARLOS EDUARDO AQUINO ARAUJO
  • FRANCÍRIO LOPES QUEIROZ
  • JULIO CESAR RIBEIRO DE CASTRO
  • LAERCIO IVANDO EVANGELISTA PIRES FERREIRA

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado