📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta terça-feira (09), mais uma fase da Operação Carcará, em Picos, no Sul do Piauí. A ação teve como objetivo combater crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil praticados na internet.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão para identificar e interromper atividades criminosas relacionadas à produção, venda, armazenamento e compartilhamento de materiais contendo violência sexual contra crianças e adolescentes.
Valter Campanato/Agência Brasil
De acordo com a PF, o investigado poderá responder por crimes de posse e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.
Entenda
Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ainda utilize o termo “pornografia” (art. 241-E da Lei nº 8.069/1990) para definir esse tipo de crime, especialistas e a comunidade internacional defendem o uso de expressões como “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem de forma mais clara a gravidade e o sofrimento imposto às vítimas.
A Polícia Federal também fez um alerta aos pais e responsáveis sobre a necessidade de orientar e acompanhar crianças e adolescentes no uso da internet e das redes sociais. Conversar sobre os riscos do ambiente virtual, explicar como utilizar jogos e aplicativos com segurança e observar mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular, são medidas essenciais de proteção.
Fonte: Portal A10+ com informações da Polícia Federal