📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), uma operação que resultou no cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão preventiva nas cidades de Picos, Jaicós e Pio IX. A ação, batizada de Operação “Herctum”, foi coordenada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Picos, com apoio do BEPI/PMPI e do GPM de Pio IX.

A operação tem como alvo investigados por fraude processual, acusados de produzir documentos falsos e fabricar provas com o objetivo de desviar o foco das investigações sobre o homicídio de José Manoel da Silva, conhecido como “Zé do Rádio”, assassinado em 03 de fevereiro de 2025, no município de Campo Grande do Piauí.
De acordo com a delegada Francineide Fontes, o grupo teria montado um esquema para criar elementos falsos que pudessem incriminar outra pessoa da própria família da vítima. Entre os materiais fraudulentos estariam documentos adulterados e mensagens simuladas, produzidas em aplicativos usados para criar conversas fictícias.

A investigação apontou ainda que o plano teria sido arquitetado de dentro do presídio, pelo filho mais novo de Zé do Rádio, que cumpre pena por tráfico de drogas. Segundo um dos presos durante a operação, ele teria contado com o apoio de H. R. G., que o ajudou a criar personagens e provas digitais fictícias para confundir a equipe investigativa.
Os mandados foram cumpridos e os materiais apreendidos serão analisados. A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento para identificar a participação de todos os envolvidos.
O crime
“Zé do Rádio” foi encontrado morto a tiros às margens da PI-229, na localidade Carnaíba, zona rural de Campo Grande do Piauí. O corpo estava ao lado de sua motocicleta.
Fonte: Portal A10+ com informações de Cidades na Net