Em áudio, Vovó da Facção, presa em Teresina, cobra ‘caixinha’ de faccionados; ouça agora! - Polícia
AÇÃO POLICIAL

Em áudio, Vovó da Facção, presa em Teresina, cobra ‘caixinha’ de faccionados; ouça agora!

Segundo a polícia, idosa também era responsável pela parte de contabilidade do grupo criminoso


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizado às 13h32)

Em uma casa na região da Vila Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina, a Polícia Civil do Piauí prendeu Solimar Lopes da Silva, de 60 anos, e Sandra Lopes Diniz, 32 anos, na manhã desta terça-feira (16). Mãe e filha atuavam no tráfico de drogas da região e, segundo a polícia, tinham envolvimento direto com o Bonde dos 40. A idosa, conhecida como Vovó da Facção, exercia um função de liderança na organização criminosa. 

Ao A10+ o delegado Charles Pessoa conta que a Vovó da facção também era responsável pela parte de contabilidade do grupo criminoso. Toda ação acontecia na presença de duas crianças, uma de 03 e outra de oito anos de idade. 

  

Caderno de contabilidade da facção
TV Antena 10

   

“Foram sete mandados judiciais em Teresina, sendo 4 prisões. Aqui em Teresina cumprimos mandados nas quatro zonas da capital, mas o objetivo principal era efetuar a prisão de duas mulheres, uma mãe e uma filha, a mãe é conhecida como Vovó da facção, além de atuar junto com a filha, elas integram o núcleo da facção que é responsável pela tomada de decisões. Segundo ela mesma falou, no interrogatório, ela é responsável pela parte financeira, pela arrecadação dessa mensalidade da organização criminosa na zona sul da capital”, explica o delegado. 

Vovó pedia contribuição para "caixinha"

Um áudio obtido pelo A10+ mostra a investigada cobrando possivelmente outros faccionados acerca de um pagamento, uma espécie de “caixinha” para a organização criminosa. 

“Mas é o seguinte, vamos arcar com nossos compromissos. Nós fechemos numa facção de coração, não foi? Ninguém obrigou você, nem eu, nem outras pessoas. Só que nós temos que arcar com nosso compromisso, que é pagar o nosso caxinha, para ter o nosso direito. Ninguém está dizendo as coisas com nós, porque o fulano está fazendo isso, não pode fazer, porque ele não arca com o caxinha. Porque desde quando nós fechamos na organização, nós sabemos que nós temos que pagar o caxinha”, diz o áudio.

Ouça abaixo: 

Solimar Lopes também lembrou o momento em que foi recrutada para a organização, por duas pessoas identificadas como Caio e Marcos. Segundo ela, o valor da contribuição foi acertado. 

“Eu não sei se quando o Maguinho fechou, ele disse para vocês saírem. Mas quando quando eu fechei com o seu Marco e seu Caio, eles foram muito real comigo. 'Minha velha você está fechando com o trabalho aqui, não é? Pois você tem que pagar o seu caixinha' e eu não disse não, eu disse que eu tenho que pagar, eu pago”, ressaltou. 

Como agiam

Durante a operação, a polícia apreendeu na casa entorpecentes, como cocaína e crack, além de um caderno com anotações relacionadas ao funcionamento da organização criminosa. 

“A filha dela atuava com a mãe no trafico de entorpecentes, fazendo a comercialização da droga e também o controle. E ela confessou que integra a facção criminosa e que exerce realmente essa liderança responsável por gerenciar um grupo de faccionados, inclusive, participando da tomada de decisões relacionadas a facção, tem várias anotações feitas por ela mesma, ela confessou, e fazia esse controle financeiro com membros da facção criminosa”, narrou o delegado Charles Pessoa. 

  

Caderno encontrado pela polícia
divulgação / PC-PI

   

Ainda segundo o delegado, toda a comercialização e movimentação com a facção criminosa acontecia na presença dos dois netos, uma criança de 3 e outra de 8 anos de idade. Ambos, apontaram aos policiais os pontos da casa com a presença de drogas. 

“Eles tinham conhecimento do envolvimento tanto da mãe quanto da vó nessa criminalidade. Quando chegamos lá ele disse “já sei porque vocês estão aqui. É porque minha vó e a mamãe vendem drogas aqui” e mostrou vários pontos onde ela pulverizava esse entorpecente em uma região de mata, ao fundo da casa, que ela confessou também no ato do interrogatório”, afirma o delegado.

De acordo com a polícia, a idosa já havia sido presa pela Depre por envolvimento com tráfico de drogas. As duas foram encaminhadas para sede do Draco, onde estão à disposição da Justiça para os devidos procedimentos relacionados ao caso.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado