Saiba quem é o filho de piloto suspeito de colaborar com grupo que roubou avião de Jacinto Lay - Polícia
CRIME

Saiba quem é o filho de piloto suspeito de colaborar com grupo que roubou avião de Jacinto Lay

Segundo a polícia, jovem era considerado pessoa de confiança do médico; ele e esposa foram presos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Preso por suspeita de envolvimento com o roubo da aeronave em Teresina, Mykhaell Make Abreu Pereira, é piloto privado de avião. O jovem era conhecido da vítima, o médico Jacinto Lay, que teve a aeronave roubada no dia 14 de janeiro deste ano. Apontado como informante para quadrilha responsável pelo roubo, Mykhael costumava postar em suas redes sociais, fotos pilotando aeronaves e pousando ao lado delas. Ele e a esposa, Rayra Abreu Araújo, foram presos nesta quinta-feira (16).  

Em entrevista à TV Antena 10, o delegado Charles Pessoa da DRACO informou que Mykhaell tinha uma relação de amizade com Lucas Maciel, responsável por recrutar pessoas. Lucas tem histórico de roubo de carga, organização criminosa e tráfico de drogas. Ao todo, 17 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no caso.

  

Saiba quem é o filho de piloto suspeito de colaborar com grupo que roubou avião de Jacinto Lay Reprodução

   

As investigações apontaram que ele se aproveitou da aproximação com Mykhaell e o convenceu a ceder informações que culminariam no roubo. A polícia descobriu também que Mykhaell não recebeu dinheiro e que participou do crime de forma voluntária.

“Ele tinha envolvimento com outro nacional que era o Lucas Maciel, um dos principais responsáveis por coptar essas pessoas. Como eles já tinham uma aproximação de amizade com ele, foi uma preza fácil para ser coaptado. Ele foi de forma voluntária, não foi coagido, então ele também é um criminoso que inclusive traiu o próprio meio que estava vivendo, traindo a vítima com a qual tinha uma aproximação muito grande”, disse o delegado.

Em março de 2022, Mykhaell realizou o curso de piloto privado teórico na base de Itápolis, interior de São Paulo. Para o delegado Charles Pessoa, o jovem se mostrou frio, pois chegou a participar da recaptura da aeronave quando ela caiu do Mato Grosso, ao lado de Jacinto Lay. A polícia ressaltou que o pai de Mykhaell, que trabalhava com a vítima, não possui qualquer envolvimento com o crime. 

  

Delegado Charles Pessoa A10+

   

“O pai demonstrou estar insatisfeito com a atitude do filho. Estava extremamente emocionado, mas agora o filho irá responder criminalmente por essa atitude covarde. Ele (Mykhaell) tinha curso de aviação e a própria vítima estava tentando incorporar ele nesse processo de aviação”, explicou.

A polícia descobriu que ele apontou onde a aeronave estava, além de outras informações que culminaram no roubo. O avião seria utilizado para o tráfico de drogas na Bolívia. Durante a coletiva realizada nesta quinta-feira (16), a polícia explanou que com o decorrer das investigações foram identificados núcleos da organização criminosa.  

Dois núcleos estavam no estado do Maranhão, responsável por receber a aeronave e também na parte logística e execução da aeronave, além da cooptação de pessoas. Um terceiro núcleo, em Pernambuco, foi responsável por alugar um veículo usado na ação criminosa. O quarto núcleo da organização atuava no Mato Grosso para receptação da aeronave e chegar ate a Bolívia.

  

Segundo a polícia, jovem era considerado pessoa de confiança do médico; ele e esposa foram presos Reprodução

   

Relembre o caso

A aeronave do médico Jacinto Lay, avaliada em R$ 2 milhões, foi localizada no dia 23 de janeiro na zona rural do município de Juara, que fica a 638km de Cuiabá/MT. De acordo com a polícia, o avião que possivelmente teria como destino a Bolívia, fez um pouso forçado em uma área de pastagem, numa fazenda localizada a 80km da cidade de Juara.

Na época do caso, três pessoas foram conduzidas para a delegacia do município, suspeitas de dar apoio logístico para a tripulação da aeronave. O piloto e mais uma outra pessoa, ainda não identificados, que estavam a bordo do avião encontram-se foragidos.  

Ainda durante a ação, a polícia descobriu que o avião foi pintado e havia alguns adesivos na lataria. Foi identificado que a plaqueta de identificação da aeronave era divergente da que estava no avião. Dentro da aeronave foram apreendidos dois GPSs, um rádio HT, um diário de bordo e uma pasta com manuais e carta de rota.

Avião seria utilizado para tráfico de drogas

As investigações da Polícia Civil apontaram que cerca de 40 pessoas são investigadas por receberem dinheiro das pessoas que participaram diretamente do roubo da aeronave. Informações preliminares relatam que a transferência de menor valor foi de cerca de R$ 3 mil. 

  

Suspeitos de roubar avião do médico Jacinto Lay são presos pela polícia
Reprodução

   

Segundo a polícia, um cartel da Bolívia foi responsável pelo roubo do avião, modelo Cesnna 206A operação ocorre em conjunto com DRACO, Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e outras unidades especializadas.

Em Teresina, foram cumpridos 08 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão em desfavor de investigados ligados ao grupo criminoso responsável pela execução do roubo praticado mediante concurso de pessoas, uso de arma de fogo e restrição da liberdade.

A reportagem apurou ainda que cada integrante do grupo ficou responsável por uma função, entre elas, o agenciamento de pessoas, adulteração do avião o e contato direto com traficantes da Bolívia.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado