Secretário confirma participação de 2 piauienses em atos antidemocráticos no DF - Polícia
APURAÇÃO

Secretário confirma participação de 2 piauienses em atos antidemocráticos no DF

Governo vai apurar ainda se houve participação de policiais ou servidores do estado nos ataques aos prédios dos 3 poderes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Dois piauienses já foram identificados como participantes dos atos antidemocráticos em Brasília no último domingo (08). O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, afirmou nesta quinta-feira (12), em entrevista à imprensa, que a inteligência da polícia do estado já trabalha com a identificação de outros envolvidos, entre eles servidores. Um dos piauienses já foi identificado, trata-se de João Oliveira Antunes Neto, de 19 anos. 

"Infelizmente tivemos esse episódio no domingo que tirou a gente um pouco do foco e tivemos que monitorar os possíveis atos terroristas no Piauí e também responsabilizar os servidores que estimulam ou participam dos atos antidemocráticos. Há piauienses sim. Estamos monitorando alguns grupos de Teresina para saber se há planejamento para essas ações", afirma o secretário. 

  

Chico Lucas, secretário de Segurança Laura Parente / A10+

   

A maior parte das ações estão concentradas na Polícia Federal de Brasília desde o domingo. Chico Lucas relata que já foram instaurados processos administrativos para apurar a participação de policiais no atos. Ele destaca que mesmo que essa participação tenha sido por meio das redes sociais, os infratores são passiveis de punição, podendo culminar em expulsão. 

"Já instauramos processos disciplinares contra policiais civis, delegados e policiais militares que tenham participados de atos principalmente que pregam a violência contra o estado democrático de direito. Eles podem ser demitidos sim se forem comprovados as infrações. Eles têm o dever de cumprir a ordem, se eu sou um policial e estou estimulando a violência então não devo estar nas fileiras da polícia", explicou Chico Lucas. 

Questionado sobre a expulsão de policiais em caso de comprovação do crime, o governador do Piauí, Rafael Fonteles afirmou que a lei será aplicada para civis e militares. 

"Eu costumo dizer que aqui no Piauí é o estado onde fascista não se cria, então nós teremos uma punição exemplar para eventuais piauienses que tenham participado, financiado ou facilitado os atos terroristas do ultimo domingo. A regra vale para todos. Todo mundo se sujeita a mesma da legislação, seja civil ou militar", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado