📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou, na manhã desta terça-feira (26), a solenidade de posse da Diretoria Executiva dos Conselhos Territoriais de Segurança Pública (CONSETs) de Teresina. O evento, que aconteceu na sede do órgão, reuniu autoridades, representantes de associações de bairro e lideranças, reforçando o compromisso do Estado com a participação popular na construção de políticas de segurança mais eficazes.
Durante a cerimônia, foram entregues os diplomas aos presidentes, vice-presidentes, tesoureiros e secretários eleitos para compor as diretorias das nove Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) da capital. A posse marca o início do mandato referente ao biênio 2025-2027.
Para o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, o momento marca um passo a mais para o setor, com o controle social das ações policiais. “Cada Área Integrada de Segurança Pública de Teresina foi contemplada com um conselho que se reunirá mensalmente. O comandante do batalhão ou delegado da área vai se reunir com esse conselho e será obrigado a ouvir as pautas da sociedade e nós também vamos participar. O modelo de integração é necessário para que possamos escutar as reivindicações da população e alinhar as ações dentro da prevenção”, frisou o gestor.
Os CONSETs foram instituídos pela Portaria nº 144/2024 como instâncias de participação social voltadas para aproximar a comunidade das forças de segurança e estão contemplados dentro do Plano Estadual de Segurança Pública do Piauí. Eles atuam nas AISPs, promovendo diálogo, sugerindo prioridades de segurança, propondo políticas preventivas e acompanhando indicadores, sempre com foco na construção de soluções conjuntas para a melhoria da segurança pública nos municípios piauienses.
“Por meio dessa ação, estamos diferenciando o Piauí de outros estados da federação. A gente traz a população para construir a segurança pública de forma comunitária, pois quando ela, a comunidade, se envolve, quem ganha somos todos nós, principalmente essa área, que é tão sensível e de grande importância”, destacou o diretor de Polícia Comunitária da SSP-PI, Coronel Renato Alves.
Também foi anunciado, durante o evento, que, além das reuniões mensais com os conselhos, a primeira no mês de setembro, será oferecido um curso que abrange direitos humanos, penais e sociais.
Eleições
No dia 1º de junho, a SSP-PI, por meio da Diretoria de Polícia Comunitária, realizou a eleição das novas diretorias executivas em nove pontos de votação espalhados pela capital. A apuração ocorreu no Colégio da Polícia Militar, com a presença dos candidatos.
“Esse é um momento único. Vejamos os CONSETs como espaços para fortalecer a segurança nas comunidades, com a participação das lideranças comunitárias e representantes das instituições de segurança, para discutir e propor soluções para os desafios locais, promovendo um ambiente com mais integração, diálogo e segurança para todos”, expressou a pedagoga e presidente eleita da AISP Norte I, Teresinha Gomes.
O próximo passo será a realização de eleições nos 22 Conselhos Territoriais que abrangem as Áreas Integradas de Segurança Pública do interior do estado, fortalecendo ainda mais a presença e o protagonismo da sociedade na construção de um Piauí mais seguro.
Fonte: Portal A10+