📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), afirmou que ficará no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por respeito à COP30 e ao projeto do petista.
“Nós estamos a 30 dias praticamente da realização da COP30. A COP30 não é uma reunião simples, é a maior reunião diplomática que existe no planeta. O governo todo tem feito muitos esforços para que seja um grande sucesso”, afirmou.

A declaração vem ainda antes da reunião que Sabino terá com a cúpula do União Brasil. O partido, que faz federação com o PP, decidiu que seus integrantes não poderiam mais fazer parte do governo Lula.
‘Dia do Fico’
Segundo o ministro, ainda há “tempo ainda de nós buscarmos o diálogo”, em relação ao partido. E deixou claro que seu “Dia do Fico”, como definiu não tem só a ver com a COP30.
“Fico no ministério, fico ao lado do presidente Lula também por entender que é o melhor projeto para o Brasil”, apontou.
Sabino afirmou que a decisão é “pelo bem do turismo” e “pelo bem dos serviços que a gente vem fazendo em todo o país”. “Mas, especialmente, pelo bem do povo do Pará, pela realização da COP30, eu vou permanecer no governo”.
O ministro é um dos principais articuladores da COP30, conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. O evento poderia projetá-lo politicamente no Pará, onde foi eleito deputado federal.
Fonte: R7