Em audiência, Robert Rios detalha possíveis irregularidades na FMS; veja quais são - Política
DURANTE AUDIÊNCIA

Em audiência, Robert Rios detalha possíveis irregularidades na FMS; veja quais são

Entre as denúncias, vice-prefeito cita mortes de pacientes por falta de medicamentos e insumos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O vice-prefeito Robert Rios apresentou nesta quinta-feira (16) na Câmara Municipal, em audiência da Comissão Especial de apuração sobre possíveis irregularidades na FMS, as denúncias sobre a administração da saúde em Teresina. Entre elas, ele citou mortes de pacientes por falta de medicamentos e insumos dentro do Hospital de Urgência em Teresina (HUT), desvio de recursos e pagamentos inflacionados, além de provas de tentativas de destruir, segundo Rios, provas das irregularidades.

"Nós estamos falando é que no HUT tem hora que falta gase, falta soro e é socorrido pelo HU, pode perguntar ao DR. Paulo Márcio que ele vai dizer quantas vezes ele emprestou insumos para o município. Pode ir no Getúlio Vargas que lá vai dizer quantas vezes ele emprestou o insumo para o município. Então é uma situação dramática, porque quando a saúde falha, pessoas morrem. Eu passei um ano dizendo pra ele [Dr. Pessoa], olha vamos demitir essa equipe, essa não serve, levou-se muito tempo pra tirar a equipe e o tempo e quando tirou taí o estrago feito", contou. 

  

Robert Rios Jade Araújo / A10+

   

Rios também relatou inúmeras denúncias em pagamento irregulares com folhas de pagamentos inflacionadas. Ele também denunciou que uma servidora de nome Andreia teria centralizado todas as comissões de licitação sob o comando dela. Ele também alegou que já vinha pedindo ao prefeito o afastamento do presidente da FMS, Dr. Gilberto Albuquerque e o prefeito foi alertado da falta de insumos e carências no sistema.

"Observe que o Dr. Gilberto só foi exonerado depois que o CRM fechou hospital. Eu vinha alertando para afastar mais de um ano o Dr. Gilberto e toda equipe. Se você pegar os acontecimentos,  Dr. Gilberto sai 12 de dezembro, mas a diretora financeiro e de recursos humanos saem em novembro. Por que eles saíram antes? A conversa que rolava era que o diretor de recursos humanos cobrava 15 mil reais por cada matrícula… Um diretor lá colocava 30, 20 plantões pra ele, a pessoa que devia ganhar R$ 8 mil reais, ia pra folha 48 mil reais, 50mil reais, tinha pessoas que chegou a receber muito mais de 90 mil reais. A FMS tinha a sua comissão, todas as comissões foram extintas e foram criadas todas as comissões dentro da secretaria de administração e sobre o comando da doutora Andreia. Ela é especialista em licitação, ela comandava tudo e eu costumo dizer que a prefeitura era antes e outra depois da doutora Andréia", disse Robert Rios na audiência. 

  

Robert Rios durante audiência na Câmara Municipal Jade Araújo / A10+

   

Rios também apresentou um áudio que mostrava a tentativa de destruir provas das irregularidades e combinando de nomear pessoas que estavam de acordo com o conluio de folhas de pagamento inflacionadas e irregularidades. "Eu apresentei aqui um áudio mostrando que eles estavam tentando destruir provas que já tava constituída e ele estava tentando. O áudio, eles combinando de nomear uma pessoa pro lugar da outra pra outra poder fazer o que eles queriam que fizesse", denunciou.

Por fim, Robert Rios disse que possivelmente pode apresentar novas denúncias de irregularidades em outros âmbitos da gestão pública, como a educação. Segundo ele, também vinha alertando o prefeito para tomar cuidado com a educação e que ele devia afastar pessoas para que não chegasse na mesma situação da saúde.

Ao A10+ o vereador Dudu, do PT, classificou as denúncias apresentadas pelo vice-prefeito como 'uma verdadeira bomba' e que para solucionar o problema denunciado é necessário uma intervenção na saúde.

"O vice-prefeito apresentou hoje uma verdadeira bomba em relação a saúde de Teresina, não dá para ficar aqui de braços cruzados sabendo que a gestão da saúde passou por um abalo desses, saber se ela continua com essas graves denúncias dentro da gestão colocadas aqui, não dá pra gente saber que hoje morre gente por falta de insumos, de medicamentos, esparadrapos dentro do HUT. Temos que tomar uma providências o quanto antes, não dá para gente esperar o término dessa investigação como um todo sem agilizar algumas possibilidades para que a gente possa tomar um rumo. O que trouxe o vice-prefeito é que havia muita mal versação de recursos, muito direcionamento errado, muita complacência da gestão anterior da FMS em relação aos recursos da saúde e o que temos hoje é caos generalizado por toda na cidade. Nós precisamos aqui é uma intervenção", declarou.

O vereador Luiz Lobão (MDB), comentou que a partir da denúncia o Ministério Público e a Câmara vão unir forças e vão buscar evidências do que foi denunciado para que se tome as providências necessárias. Questionado se comprovada as irregularidades podem resultar em um impeachment do prefeito, ele disse que ainda não se sabe ao certo.

  

Luiz Lobão Jade Araújo / A10+

   

"Cabe ao Ministério Público e aos órgãos de controle procurar as evidências reais pra que se tome providência. Inclusive citando nomes da diretora financeira da FMS e entre outros. Hoje estamos aqui com o vice-prefeito dando sequência aos trabalhos da comissão especial e semana que após o carnaval iremos pra FMS pra colher dados e se realmente e ver procedência das denúncias. As denúncias mais variadas, nós estamos juntos com o Ministério Público e vamos tentar unir forças para juntar os trabalhos entre o que foi colhido, averiguar o fato, e tomar as providências. [Sobre um possível impeachment] Caso comprovado não sei o que poderá acontecer", destacou.

A Comissão Especial de Saúde vai se reunir após o carnaval e vai convocar todos os nomes citados na denúncia do vice-prefeito Robert Rios para ouvir os esclarecimentos. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado