Em tom de brincadeira, presidente Lula diz que Rafael Fonteles pode querer disputar o Planalto - Política
PRIMEIRA VISITA DO ANO

Em tom de brincadeira, presidente Lula diz que Rafael Fonteles pode querer disputar o Planalto

Com forte atuação no estado e aprovação de mais de 80%, Fonteles é visto, por alguns, como um bom nome para eventual sucessão de Lula à presidência


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A rápida passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Teresina, para o encerramento da Caravana Federativa, foi marcada por uma série de elogios ao governo do piauiense. Lula anunciou diversos investimentos ao estado, mas não deixou passar a atuação de Rafael Fonteles no Piauí. O gestor possui uma aprovação de quase 80%, segundo institutos e já é visto, por alguns cientistas políticos, como bom nome para eventual sucessão de Lula à presidência. O petista ainda não confirmou se irá disputar a reeleição, mas deixou claro, em recente entrevista que, para evitar a volta do "fascismo", poderá concorrer em 2026. 

Durante seu discurso, Lula relembrou sua história e ligação com o Piauí, citando o governo de Wellington Dias e ainda brincou com Fonteles, diante dos investimentos anunciados nas áreas portuária e de transformação digital, entre elas, a cessão do terreno do porto de Luís Correia, a construção da Fiocruz do Sertão em Teresina, polo de Inovação do IFPI e a construção de novas residências através do Minha Casa, Minha Vida.

  

Presidente Lula e Rafael Fonteles
Gabriel Paulino/ Ccom

   

O chefe do executivo federal brincou ao dizer que pedirá a Janja na sua volta para Brasília, para reforçar a segurança, pois Rafael Fonteles pode querer o Palácio do Planalto também. 

“O Rafael é um menino que esteve no meu colo algumas vezes quando o pai dele foi candidato, ele tinha um ano de idade. O nazareno não está aqui, mas eu diria pra vocês que se ele tivesse aqui, ele estaria muito orgulhoso do filho dele [...] a Janja está me esperando e vou pedir para a Janja reforçar a segurança porque depois que eu vi a Esther entregar 50 Maracanãs para o Governador do Piauí e depois que eu vi o Silvinho entregar um pedaço do mar para o Piauí, eu falei que daqui a pouco esse governador vai querer tomar o Palácio da Alvorada e o Palácio do Planalto e eu vou me cuidar, porque ainda tem dois anos e meio de mandato”, declarou.

Para Lula, Rafael Fonteles é o governador do futuro piauiense. Nesse sentido, o petista ressaltou que o governo piauiense precisa pensar no futuro do estado, como projetos de navegabilidade para o Rio Parnaíba e que irá ajudar no desenvolvimento do estado em seus projetos. O presidente relembrou ainda uma foto que fez anos atrás tomando um banho em praias piauienses. Para ele, é uma ‘energia diferenciada’. 

  

Visita do presidente Lula em Teresina
Gabriel Paulino/ Ccom

   

“Ele agora tem que pensar em outra coisa. Ele pensou em um projeto, um projeto de navegação do Rio Parnaíba, um projeto de um porto, porque quando foram demarcar o Piauí enganaram o Dom Pedro. Ficou a água toda com o Ceará, não ficou nada para o Piauí. Ficou um pedacinho de praia de 60 km. Mas veja como eu sou ligado ao Piauí: eu vou ao Rio de Janeiro de 1975. Eu vou para o Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, nunca ninguém me convidou para colocar os pés nas águas desse estado. E eu tenho uma foto em Parnaíba tomando banho de praia às 6 da manhã. Isso demonstra que aqui tem uma energia diferenciada. E por isso, a gente vai ajudar”, completa.  


“Esteja certo que nós vamos contribuir para você ter o seu porto e de fazer o Rio Parnaíba navegável para transportar a riqueza desse estado. Acho que o Piauí está pronto para isso e o Piauí está pronto para a revolução, que é a transição energética do mundo. Não vamos decepcionar o estado do Piauí. Fazer as coisas para o Piauí é com aquela palavra do Silvinho: gratidão. Tenho gratidão pelo povo do Piauí”, finaliza.

Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

APÓS DESISTÊNCIA DE JOE BIDEN, VOCÊ ACREDITA QUE KAMALA TEM CHANCES DE DERROTAR TRUMP NOS EUA

ver resultado