Enzo Samuel propõe judicialização para resolver crise no transporte público em Teresina - Política
POLÍTICA

Enzo Samuel propõe judicialização para resolver crise no transporte público em Teresina

O presidente da CMT também comentou medidas e teceu críticas ao prefeito


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Em meio à greve geral do transporte coletivo de Teresina, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Enzo Samuel, em entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta quinta-feira (16), propôs a judicialização para resolver o problema do sistema na capital. Ele relatou que não existe forma mágica e que o povo quer apenas os ônibus nas ruas.

"Não existe formula mágica, o povo quer ônibus na rua, quer a frequência do ônibus. Hoje a ausência do ônibus afeta a existência do Centro, já vem afetando o comércio, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a UFPI e ela impede, principalmente, os mais vulneráveis, os que moram nos extremos da cidade. Sem transporte público, não existe cidade. Imaginem daqui a 15, 20 anos, Teresina sem transporte público, como vai estar a nossa mobilidade urbana em nossa capital. É preciso que essa decisão, ela seja tomada urgente por parte do nosso executivo municipal, porque se não toda a cidade vai sofrer com as consequências", destacou. 

  
Enzo Samuel propõe judicialização para resolver o problema do transporte coletivo de Teresina Anna Paula Couto/ A10+
 
 
 

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) alega que o poder público municipal deve pagar um subsídio de R$ 5 milhões para manter o sistema funcionando dentro da normalidade, a prefeitura contesta esse valor, o que gerou um impasse que vem se arrastando nos últimos 3 anos na capital. O vereador comentou sobre a possibilidade da prefeitura realizar uma auditoria para verificar o valor pedido ou dialogar com o Sindicato e classificou a prefeitura como 'Omissa' por não tomar medidas para resolver o imbróglio. 

"Hoje o cálculo apresentado por parte das empresas, gira em torno de R$ 5 milhões de subsídio, porque houve perda de passageiros pós pandemia, é preciso entender que o nosso sistema de transporte antes da pandemia tinha uma quantidade 3x de passageiros e ele é totalmente outro pós pandemia, caiu para x passageiros, é uma outra realidade. É natural que com a perda de passageiros o subsídio aumenta. Todavia a prefeitura pode fazer uma proposta, ela pode contratar uma auditoria, se ela achar que o Setut tá cobrando caro, para saber se esses custos estão corretos, não pode é ficar na omissão", completou. 

Federação PSB, PDT e SDD

A executiva nacional do PSB aprovou na última quinta-feira (09) a proposta de formação de uma federação com o PDT e o Solidariedade. No Piauí, os partidos atuam em bases opostas, enquanto o Solidariedade faz parte da base do prefeito,  o PDT integra a oposição. Sobre essa possibilidade o vereador comentou que ainda não existe nada definido, mas vai aguardar as movimentações dos presidentes dos partidos. Além disso, ele destacou o bom relacionamento que possui com membros do SDD. 

"É uma decisão que parte principalmente lá de Brasília. Vamos aguardar as movimentações dos presidentes nacionais de cada partido e essa federação sendo formada aqui a gente não tem como questionar. Tenho um grande apreço pela vereadora Fernanda, uma vereadora atuante e filha do deputado Evaldo, a gente tem uma boa relação. Eu acho que tem tudo para fortalecer cada sigla", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado