Evaldo Gomes faz duras críticas a Dr. Pessoa: “não tem capacidade e é despreparado” - Política
POLÍTICA

Evaldo Gomes faz duras críticas a Dr. Pessoa: “não tem capacidade e é despreparado”

Deputado estadual confirmou rompimento com o prefeito de Teresina


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) esteve nesta quarta-feira (17) no telejornal Bancada Piauí, na TV Antena 10, e falou sobre o rompimento de laços com Dr. Pessoa (Republicanos) e também sobre a exoneração de Ênio Portela da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC). Além disso, o deputado teceu duras críticas ao prefeito de Teresina e à sua atual gestão.

Durante a entrevista os apresentadores relataram ao deputado que Dr. Pessoa havia deixado uma mensagem para Evaldo Gomes dizendo que ele “não tem motivos para jogar pedras no prefeito”. Ainda no recado Dr. Pessoa fala para Gomes que “reforma administrativa é normal na administração pública e vamos dar uma nova roupagem na Cultura de Teresina, inclusive com a realização de uma auditoria sobre os recentes gastos da pasta”.

  

Deputado estadual Evaldo Gomes durante entrevista no Bancada Piauí
Laura Parente/ A10+

   

Com ‘reforma administrativa’ Dr. Pessoa quis falar sobre a recente exoneração de Ênio Portela da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Ênio foi indicado para a pasta por Evaldo Gomes. O prefeito de Teresina falou ainda que “Evaldo Gomes também não pode falar de traição”.

Evaldo, por sua vez, rebateu as falas de Pessoa e disse estar tranquilo quanto a possibilidade de uma auditoria. Falou ainda que o prefeito deve, inclusive, realizar uma também na Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), que é presidida pelo filho de Pessoa, João Duarte.

“Eu nunca falei traição, eu falei ingratidão e o senhor é um homem ingrato. Eu não tenho medo de auditoria. Um homem público que tem medo de auditoria e de CPI é porque deve. Fique à vontade. Aliás, eu não era nem sou gestor da Fundação Monsenhor Chaves, era o Ênio, mas tenho certeza que ele está pronto e preparado para o resultado da sua auditoria. Agora eu quero pedir que faça auditoria na Comunicação, que nós temos informações cabeludas. Faça auditoria na Educação e na Eturb, do seu filho, Eturb que tem recebido um volume muito grande de dinheiro”, disse o deputado. 

Com a exoneração de Ênio, que não foi comunicada com antecedência a Gomes, o cenário agora é de rompimento entre o Solidariedade e o prefeito de Teresina. Evaldo Gomes criticou o gestor e faltou durante entrevista que o prefeito “não tem capacidade” para estar à frente de Teresina. “O senhor não tem capacidade, não conhece o orçamento, não sabe nem quantos servidores a prefeitura tem, não sabe o nome dos gestores, não sabe a quantidade de assessores que tem. Um homem igual ao senhor é despreparado. Peça para sair da Prefeitura que é o melhor caminho que você faz”, falou.

Reunião com Franzé Silva

Evaldo Gomes comentou ainda que recentemente recebeu o presidente da Alepi Franzé Silva (PT) em sua casa para uma reunião. O deputado contou que o presidente pediu apoio para sua pré-candidatura à Prefeitura de Teresina em 2024.

“Ele [Franzé] pediu apoio do Solidariedade para que ele pudesse fortalecer a pré-candidatura dele no sentido de poder ser escolhido pelo PT para ganhar força e musculatura para disputar a prefeitura no ano que vem. Eu disse que ia reunir o Solidariedade e eu tenho reunião as 18h, não sei se vamos tomar uma decisão de apoio político, mas nós estamos aí numa linha política de reunião partidos emergentes”, contou.

Débitos na Cultura

Telespectadores, durante o telejornal, questionaram Evaldo Gomes sobre o atraso no pagamento de serviços prestados por fornecedores e artistas para a Prefeitura. Segundo um telespectador, serviços prestados até mesmo antes do Corso 2023 não foram pagos ainda. De acordo com Evaldo, o repasse não foi feito pela Prefeitura de Teresina, que repassava apenas o básico para o mantimento da FCMC.

“O Ênio nos apresentou relatórios onde a prefeitura há muito tempo só leva o dinheiro do custeio, que são recursos para pagar custos operacionais da secretaria, como energia, água, servidores, aluguel se for necessário. Então a prefeitura tem enviado apenas o valor do custeio, é por isso que muitos artistas, que inclusive participaram do carnaval não receberam, porque o Ênio ao receber o custeio não tinha como pagar esses profissionais. Mas a prefeitura tem o dever e obrigação de realizar esses pagamentos”, finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado