📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O A10Cast, podcast da TV Antena 10, recebeu neste sábado (27) o fisioterapeuta Antônio José Gama e a psicóloga Josy Veloso. Durante a conversa, os convidados abordaram temas como fisioterapia geriátrica, saúde mental e os impactos das redes sociais, especialmente neste período de fim de ano.
Antônio José Gama
Antônio José Gama ganhou destaque nacional e internacional em 2023 ao viralizar nas redes sociais mostrando a evolução de Dona Raimunda, uma paciente de 104 anos, ao longo de dois meses de sessões de fisioterapia. Os vídeos foram gravados na casa da paciente, em Teresina, e sensibilizaram milhares de pessoas ao redor do mundo.
O material teve repercussão internacional após ser compartilhado pela atriz norte-americana Viola Davis, que publicou o vídeo em sua conta oficial no Instagram. A atriz foi eleita pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2012 e 2017.
Durante o podcast, o fisioterapeuta contou como descobriu sua vocação profissional. "No decorrer do curso eu me descobri, conheci as especialidades, me formei e estou no mercado hoje na especialidade de fisioterapia geriátrica. Eu trabalhava numa clínica e, quando saí da faculdade, veio a pandemia, fiquei sem trabalhar e, de repente, apareceu uma oportunidade de trabalhar numa empresa de home care, e todos os pacientes eram idosos. Ali, pra mim, foi ficando cada vez mais simples e comum. Depois de um tempo, era um público que não me assustava, que eu gostava de trabalhar", disse.
Antônio José também falou sobre a importância do vínculo com o paciente no processo de reabilitação. "Você tem que conhecer seu paciente, chegar nele devagar, saber o que ele tem e como você pode ajudar. Depois que você consegue essa liberdade, essa confiança, tudo flui. A fisioterapia sempre vai conseguir ajudar em algo, de alguma forma. É um acamado que consegue sentar, é um acamado que consegue levantar. Dependendo dos casos, claro, com uma boa avaliação, a gente ajuda o paciente a voltar a andar, dependendo do que ele teve".
O profissional relembrou o momento em que os vídeos começaram a viralizar nas redes sociais.
"Quando a gente viraliza é algo de outro mundo. Eu tinha ali meu Instagram, que tinha, tipo, 2.300 pessoas. Aí um amigo meu falou pra postar no TikTok. Eu postei e, no outro dia, foram milhões, e de hora em hora subia mais ainda. No primeiro dia passou de 3 milhões e cada dia foi aumentando mais. Quando já estava esfriando, a Viola repostou, e aí foi outro ‘bum’. Eu recebia mensagem da China, Japão… de todo canto do mundo, e ficou uma coisa impossível de responder", explicou.

O fisioterapeuta destacou o orgulho pela forma como seu trabalho ganhou visibilidade e conta que é muito feliz em mostrar sua rotina e seus atendimentos ao público.
"Eu me orgulho muito do meu trabalho e da minha profissão. Eu me orgulho muito porque eu viralizei com a fisioterapia, mostrando meu trabalho. Não desmerecendo o trabalho de ninguém, mas não foi dançando, não foi fazendo palhaçada, não foi maltratando ninguém. Foi algo natural, bacana da minha profissão. Não é tão comum a gente colocar um vídeo a nível nacional da fisioterapia. Então eu fico muito feliz em poder mostrar meu trabalho para aquelas pessoas que não têm tanto conhecimento, mostrar o poder que a fisioterapia tem", falou ao A10Cast.
Atualmente, Antônio José Gama atende entre oito e dez pacientes por dia e afirma que a rotina intensa é gratificante.
"Hoje eu estou com todos os meus horários cheios, em torno de 8 a 10 pacientes por dia. É extremamente cansativo, mas eu não reclamo, porque foi o que eu pedi a Deus. Quando eu me formei, eu queria trabalhar, eu queria que minha agenda fosse cheia e hoje, às vezes, tem dia que eu nem tenho tempo para almoçar. É muito gratificante. Hoje eu trato a fisioterapia como uma religião. Hoje a fisioterapia mudou minha vida de todas as formas: financeira, como pessoa, de todas as formas que você pode imaginar. Eu devo muito à fisioterapia, aos atendimentos", finalizou.
Josy Veloso
A psicóloga Josy Veloso falou sobre saúde mental e os sentimentos mais comuns que surgem no fim do ano, período marcado por reflexões e comparações.
"O final do ano é um ciclo que se encerra para começar outro. É natural que as pessoas façam um balanço de como foi o ano, de como foram as metas, se foram alcançadas, propósitos. As pessoas olham para o final do ano e veem que muitas coisas que se propuseram a fazer não aconteceram. Às vezes acontece a frustração, o entristecimento, que tem diversas causas. Às vezes tem a comparação com a vida do outro. Temos que entender o que está por trás disso tudo", disse Josy Veloso.
Ela também alertou sobre os impactos das redes sociais na saúde emocional. "As redes sociais, ao mesmo tempo que trouxeram conexão, elas deixam as pessoas presas, como se fosse uma rede de peixe. Precisamos ter muito cuidado. Dos adultos que eu atendo, 70% do sofrimento deles tem uma raiz na internet. Tornou-se comum comparar nossa vida com a do outro, o que é muito injusto. As circunstâncias da vida de cada um são únicas. Ao invés de caminhar para o amadurecimento, ver nossa história, a gente começa a ver a vida do outro, comparar amostras pequenas que às vezes nem são reais, e isso vira um parâmetro na vida", contou.
Josy Veloso destacou ainda como as pequenas conquistas têm perdido espaço diante de padrões irreais.
"Parece que as pequenas conquistas são pequenas diante de outras. Não são várias viagens para o exterior, não troca de carro todo ano… parece que as pequenas conquistas do dia a dia e as coisas imateriais vão perdendo a importância, principalmente para as gerações mais novas. Quando a gente vai falando de existência, sentido da vida, a gente percebe que falta esse olhar em direção ao sentido", explicou.
Por fim, a psicóloga falou sobre ansiedade e a importância de viver o presente com esperança no futuro.
"Ansiedade é tentativa de controle do tempo. Você precisa estar com o olhar de esperança para o amanhã, de que amanhã é uma oportunidade de fazer tudo correto; se eu errei hoje, amanhã eu posso corrigir. Nós não somos perfeitos, sempre precisamos olhar pra isso e viver o agora. Precisamos desse olhar de esperança para o futuro, mas precisamos viver o presente", concluiu Josy Veloso.
O A10Cast vai ao ar todo sábado, às 13 horas, na TV Antena 10. O programa também é disponibilizado na íntegra no YouTube após exibição na TV. Siga o perfil no instagram: @a10cast.
Fonte: Portal A10+