No A10Cast, gestor de marketing da Guanabara fala sobre a origem da empresa, ações sociais e o hit que conquistou até Weslley Safadão - A10Cast
A10Cast
ENTREVISTA

No A10Cast, gestor de marketing da Guanabara fala sobre a origem da empresa, ações sociais e o hit que conquistou até Weslley Safadão

Conheça a trajetória de sucesso da Guanabara, narrada por quem a constrói diariamente


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O A10Cast deste sábado (07) recebeu o  gestor de marketing da Expresso Guanabara, Rodrigo Mont’Alverne, que falou sobre a trajetória da empresa no transporte rodoviário, os projetos de incentivo à cultura e ao esporte e o hit “Pega o Guanabara”, que viralizou nas redes sociais. 

A Guanabara iniciou oficialmente as operações em 1º de agosto de 1992, com as primeiras linhas ligando Fortaleza a Teresina, Recife, São Luís e Parnaíba. A empresa assumiu concessões que eram operadas pela antiga Express de Luxo, bastante conhecida na época e que decidiu deixar o segmento de transporte rodoviário para atuar no setor de cargas. Segudo ele, um dos momentos considerados decisivos para a expansão ocorreu em 1994, quando a Guanabara adquiriu as concessões da empresa Marimbá, passando a operar as rotas entre Teresina, Parnaíba e Luís Correia. Foi a partir daí que a companhia iniciou o transporte intermunicipal, tendo o Piauí como o primeiro estado a receber esse tipo de operação da empresa, que até então atuava apenas em linhas interestaduais.


"A partir deste momento, Guanabara inicia suas operações, em 1992, e temos um marco importante, que foi em 1994, quando adquirimos as concessões da empresa Marimbá, que operava as ligações de Teresina para Parnaíba e Luis Correia. Foi o momento em que Guanabara inicia as suas operações no intermunicipal, porque, até então, nossas ligações eram todas interestaduais. O Piauí foi o primeiro estado onde Guanabara teve operação no intermunicipal", contou.

Mont’Alverne também destacou que a empresa iniciou suas atividades se destacando no mercado. De acordo com ele, na década de 1990 o uso de ar-condicionado em ônibus no Nordeste ainda era raro e, quando existia, era cobrada uma taxa adicional na passagem. A Guanabara, segundo o gerente, começou a operar já com ar-condicionado incluso no valor do bilhete.

"Quando nós iniciamos as operações em 92, você não tinha o ar-condicionado em ligações no Nordeste. Tinha duas ligações, era Fortaleza-Natal, Fortaleza-João Pessoa, e você pagava adicional na passagem pelo ar-condicionado, quando a Guanabara inicia suas operações, nós já começamos a fazer pesquisa antes mesmo de começar a operar. O que é que o cliente deseja? Opa, nós estamos no Nordeste da região que tem a questão do calor. Então, vamos ter ônibus com ar-condicionado. Nós iniciamos desde o primeiro dia as operações com ônibus com ar-condicionado, e mais, e sem cobrar taxa pelo uso do ar-condicionado", destacou.

Ele falou ainda sobre o incentivo da empresa a projetos culturais e esportivos. Inicialmente, ele relatou que o apoio era feito por meio de permuta de passagens, beneficiando artistas, músicos em início de carreira e atletas do esporte amador, especialmente aqueles que não tinham patrocínio. Em 2010, a empresa estruturou o que se tornou o principal projeto social da marca: o Caminhos Musicais Guanabara. 

No A10cast, gerente de marketing da Guanabara relembra início da empresa, projetos sociais e sucesso do hit “Pega o Guanabara"; ASSISTA TV Antena 10

   

Segundo o gestor de marketing, o projeto nasceu após a descoberta de uma filarmônica na cidade de Croatá, na divisa entre Ceará e Piauí, formada por crianças e jovens orientados por um guarda municipal que mantinha uma pequena escola de música. A partir do contato com o grupo, a empresa decidiu investir em um projeto permanente de formação musical, lançado oficialmente na cidade de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba.

"Começamos a incentivar a cultura, o esporte e a educação. Inicialmente com permuta de passagem. Nós ajudamos vários músicos que estavam começando a carreira, artistas, atletas, principalmente do esporte amador, que é o que mais precisa, que não tem recurso, não tem patrocínio. Então apoiamos vários, por exemplo, duplas de vôlei de praia que estavam começando carreira. Maratonistas, vários músicos, também começando tiveram apoio da Guanabara. [...] fomos a Croatá, já chegando à noite da cidade, e chegamos no centro comunitário, cultural e estava o pai de todas aquelas crianças, todos eles uniformizados e eles fizeram um concerto que, na terceira música, eu já estava flutuando uma ideia de levar música de qualidade. Aí, na mesma hora, nasce um projeto chamado Caminhos Musicais Guanabara", detalhou.

Segundo Mont’Alverne, após cerca de 15 anos de atuação, o projeto resultou na construção, com recursos da própria empresa, do que será o maior centro cultural da região norte do Ceará, voltado à formação de músicos, DJs, técnicos de som e outras capacitações. 

O hit “Pega o Guanabara”

Rodrigo Mont’Alverne também falou sobre o sucesso da música “Pega o Guanabara e Vem”. Ele explicou que a canção não foi encomendada pela empresa e surgiu de forma espontânea. Ele contou que a música foi criada por compositores para o cantor Alanzinho Coreano e que recebeu o conteúdo por meio de uma mensagem nas redes sociais e que acabou 'sendo um presente' pois foi lançada no ano em que a Guanabara completava 30 anos de atuação. Ao assistir ao vídeo repetidas vezes, ele relatou que percebeu o potencial da música.  Segundo ele, a espontaneidade foi determinante para o sucesso do hit, que acabou se transformando em um fenômeno digital e em uma forte associação positiva com a marca. Posteriormente, a música foi lançada em parceria com o cantor Weslley Safadão. 

Rodrigo Mont’Alverne também falou sobre o sucesso da música “Pega o Guanabara e Vem”
Reprodução/ Youtube

 

"É uma música totalmente espontânea. Se ela fosse encomendada, ela não teria saído tão bem. Onde a Guanabara entra nesse circuito? A música foi criada para três compositores para um jovem cantor chamado Alanzinho Coreano, que era empresariado, inclusive, por um desses compositores.  E aí, eles fizeram um story, uma brincadeira sem essa música ter sido lançada. Isso foi em Agosto de 2022, que era o ano dos 30 anos da Guanabara. Imagina que não poderia ter presente melhor. A minha rede social é fechada e eu recebo um direct de uma pessoa que era da amizade. Quando eu vejo o Diel da Guanabara. Quando eu escutei [... Eu vejo o vídeo, eles brincando. Prestando atenção na música, não mais na imagem. Na terceira vez, eu estava cantando. E aí, na mesma hora, eu entro em contato com a pessoa que publicou o story", contou.


O A10Cast vai ao ar todo sábado, às 13 horas, na TV Antena 10. O programa também é disponibilizado na íntegra no YouTube após exibição na TV. Siga o perfil no instagram: @a10cast.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Podcast da TV Antena 10

Podcast da TV Antena 10

Todo sábado, às 13 horas

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado