📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Polícia Civil do Piauí (PCPI) divulgou novos detalhes sobre a ação integrada realizada nesta sexta-feira (06), no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina, que resultou na prisão de um homem, na apreensão de drogas e de uma arma de fogo do mesmo modelo utilizado pelas forças de segurança. Segundo a Polícia, o local era monitorado por câmeras, utilizadas pelos criminosos para tentar antecipar a aproximação das equipes policiais.
Durante a operação, foram apreendidos entorpecentes como crack e maconha, além de uma pistola Glock equipada com lanterna, considerada de uso restrito. A ação teve como objetivo o cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão e foi fruto de um trabalho de investigação e monitoramento que já vinha sendo desenvolvido há meses pelas forças de segurança.

“Hoje, na região do Promorar, na zona Sul da capital, uma ação integrada que teve como objetivo cumprir quatro mandados judiciais de busca e apreensão. Conseguimos apreender uma grande quantidade de entorpecentes, uma arma de fogo e um criminoso preso. Esse grupo já vinha sendo monitorado há algum tempo, tanto pelo DRACO quanto pelas equipes do BEPI. Inclusive, a região já tinha sido alvo de buscas e apreensões dessas duas unidades. Hoje, conseguimos retirar uma arma de circulação e uma grande quantidade de entorpecentes. Essa droga era vinculada a uma facção criminosa, mas agora o indivíduo está preso à disposição da Justiça”, disse o delegado Charles Pessoa à TV Antena 10.
Além da apreensão do armamento, a Polícia identificou que os suspeitos mantinham um sistema de vigilância com câmeras de segurança, instalado de forma estratégica nas proximidades do imóvel, com o objetivo de dificultar a atuação policial e monitorar a movimentação na área.
“Essa arma apreendida é uma pistola do mesmo modelo desta que eu estou usando, uma pistola Glock, inclusive com lanterna, que também é utilizada pelas forças policiais. Isso demonstra a audácia desses criminosos. Inclusive, eles tinham um sistema de monitoramento, com câmeras instaladas do outro lado da rua, onde conseguiam fazer um monitoramento remoto de uma eventual aproximação das equipes policiais e de indivíduos membros de facções rivais”, explicou o delegado Charles Pessoa.
Apesar da tentativa de monitoramento por parte dos criminosos, a Polícia conseguiu executar a operação com êxito graças ao planejamento prévio e à atuação técnica das equipes envolvidas.
“Como a gente já tinha conhecimento dessas modalidades praticadas por esses criminosos, elaboramos um planejamento prévio. As equipes se deslocaram com muita técnica e, mesmo eles conseguindo fazer o monitoramento, nós tivemos êxito, conseguimos fazer o cerco no perímetro e realizamos a entrada tática com muito êxito e segurança”, finalizou o delegado Charles Pessoa.
O homem preso foi encaminhado para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça. Todo o material apreendido será submetido à perícia técnica.
Fonte: Portal A10+