Fábio Abreu comenta ações e projetos desenvolvidos à frente da Sada - Política
POLÍTICA

Fábio Abreu comenta ações e projetos desenvolvidos à frente da Sada

A Sada foi criada por meio da reforma administrativa do estado e engloba serviços prestados pela Emater e Adapi


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O secretário Fábio Abreu em entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta quinta-feira (09), elencou as ações que estão sendo desenvolvidas pela nova secretaria, a Sada, e destacou que a missão é gerar empregos e renda no interior do estado e fomentar a agricultura familiar. 

O ex-deputado federal assumiu a gestão da Secretaria da Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), criada por meio da reforma administrativa do Estado, que engloba o serviços prestados pela extinta Emater e pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e destacou que o principal objetivo é dar assistência técnica ao pequeno agricultor de todos os municípios.

  

Fábio Abreu comenta ações e projetos desenvolvidos à frente da Sada Anna Paula Couto/ A10+
   

"É uma secretaria que está se formando agora, mas que já tem sua estrutura, como é o caso da Emater e a Adapi. A Sada tem uma configuração muito diferente dessas duas instituições, acrescentando mais ações e missões nessa secretaria, por exemplo, vamos poder fazer várias ações que tínhamos limitações com o Emater, como acesso a determinados locais, prescrição de determinados equipamentos. Então esse é o objetivo principal, fazer um trabalho completo no que se refere à assistência ao agricultor familiar, nós temos associados a isso funções da Adapi. O Piauí tem um déficit muito grande de acompanhamento de assistência para o agricultor familiar chegando, inclusive, a ter em alguns momentos a iniciativa própria particular do agricultor na assistência ao invés de termos um Estado como sendo o principal, nós vamos chegar em todos os municípios com essa assistência, esse é o principal objetivo", explicou.

Para ampliar a assistência técnica, o secretário comentou que ações como a implementação de recursos tecnológicos para auxiliar na fiscalização e uma mudança em algumas exigências no Cadastro do Agricultor Familiar para facilitar que o pequeno agricultor consiga empréstimos e financiamentos. 

"Eu sou um defensor da tecnologia e se for possível nós chegarmos mais próximos das pessoas sem entrar dentro da casa fisicamente... Também em relação ao cadastro do Agricultor Familiar a antiga Dap que agora vai ser Caf, nós estamos  nós últimos acertos com o Ministério da Agricultura, exigindo tanto documentação que vão retirar algumas exigências, a maioria delas, para que nós possamos ter a emissão desse cadastro que é base para vários financiamentos de fomento - Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Piauí Fomento- então fizemos esse contato com o Ministério e vamos expedir o mais breve possível os cadastros para que você [Agricultor] possa fazer suas atividades, financiamentos de acordo com a forma que queira", destacou.

Eleições municipais 2024

O secretário, questionado se pretender disputar o pleito para prefeitura de José de Freitas, foi assertivo e pontuou que não descarta concorrer, mas que no momento está focado na Secretaria.

"Eu estou empolgado com essa Secretaria e eu tenho dito que deixo para falar sobre a questão política a partir de 2024 se esse for o objetivo nosso com relação ao que nós acompanharmos do cenário de José de Freitas, tem lá o vice-prefeito que já foi vice e acho que é um nome bastante viável para a prefeitura, mas também não descarto essa possibilidade. O que eu afirmo é que nesse momento meu foco é 100% Sada", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado