Governador Rafael Fonteles afirma que até o fim do ano serão convocados 1,6 mil PMs - Política
REFORÇO

Governador Rafael Fonteles afirma que até o fim do ano serão convocados 1,6 mil PMs

Além do aumento do contingente policial, a medida vem acompanhada com ações sociais para evitar que os jovens entrem na criminalidade


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Em discurso durante abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, o governador Rafael Fonteles (PT) falou sobre o projeto de desenvolvimento para o Piauí, entre eles o aumento do contigente policial para combater às facções com a convocação de 1,6 mil novos policiais até o final do ano.

O chefe do executivo estadual iniciou destacando que os recursos para cumprir a meta de aumentar o contingente da polícia em 4 mil novos policiais já foram assegurados. O petista também destacou a harmonia entre os poderes no Piauí.

  

Rafael Fonteles, governador do Piauí Jade Araújo / A10+

   

"100% dos recursos assegurados, as metas que estão lá, inclusive anunciei que serão 1600 homens contratados esse ano, já tem 1072 no curso de formação e outros 520, aproximadamente, entram no segundo semestre. A gente já deve nomear os 1072 no meio do ano e os outros no final do ano. E daí pra os 4.000 que foi a nossa proposta, pelo menos 800 em cada um dos anos de 2024, 2025, 2026. Fora o investimento em tecnologia. Fora o fortalecimento da inteligência. Fora o fortalecimento da estrutura da polícia, a sede da Polícia Civil, Polícia Militar, os batalhões, GPM, delegacias especializadas, inclusive as delegacias de combate às facções", comentou.

O governador também comentou que as facções serão reprimidas e que também vai focar as ações sociais para evitar que os jovens entrem para a criminalidade por falta de oportunidades e a partir disso promover a paz no Estado.

"Essas facções que serão duramente reprimidas pela Secretaria de Segurança, mas como eu falei, não basta só a repressão, tem que ter também o Estado chegando nas comunidades, especialmente nas mais violentas, com educação, com oportunidade de trabalho, com cultura, com esporte, com lazer", disse.

Alepi

O governador também reforçou a fala do presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), que a Casa está em posição de alinhamento. Para ele, o legislativo terá sua posição de harmonia e independência preservada e que o alinhamento com o plano de governo vai proporcionar o aperfeiçoamento das políticas públicas.

  

Solenidade ocorreu nesta quinta-feira (02) em Teresina Thiago Amaral / Alepi

   

"O poder legislativo é independente, mas pelas palavras dos próprios deputados e deputadas haverá harmonia, sempre preservada. O que a gente espera é que o parlamento, como sempre o fez, aperfeiçoe as políticas públicas, que sejam colocadas para esta casa analisar pelo executivo estadual. Cada parlamentar tem a liberdade e a sociedade espera isso do parlamento propor soluções nas mais diversas áreas", explanou.

Além disso, o governador também falou em fortalecer a parceria público privada para levar obras hídricas para o semiárido piauiense e erradicar a falta de água na região.

"Nós temos que atuar nas obras importantes de infraestrutura hídrica. Adutoras, barragens, o programa de cisternas que vai voltar e ajudou muito a mitigar este problema de uma forma inteligente, digamos assim e barata, mas nós temos que avançar mais. A gente está avançando e a gente espera ao longo dos próximos anos erradicar essa falta de água grave pelo menos. Em todo o estado do Piauí entrar na pauta cada vez mais da qualidade desse abastecimento", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado