Governo lança Pacto pelas Crianças do Piauí com foco no desenvolvimento integral na 1ª infância - Política
POLÍTICA PÚBLICA

Governo lança Pacto pelas Crianças do Piauí com foco no desenvolvimento integral na 1ª infância

O projeto tem como objetivo realizar assistências nas áreas de saúde, educação e assistência social


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, e a primeira-dama, Isabel Fonteles, lançaram, nesta terça-feira (25), o programa 'Pacto pelas Crianças'. A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak e contou com uma exposição fotográfica 'Adoção: Laços de amor' com famílias que tiveram suas vidas transformadas pela adoção. 

O programa vai ser coordenado pela médica e primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles. O projeto tem como objetivo realizar assistência em várias áreas, como saúde, educação e assistência social. Além de apoiar os municípios para a construção de creches, estimular a vacinação, principalmente na primeira infância, entre outros apoios técnicos. 

  
Carretinha da saúde Jade Araujo / A10+
 
 
 

"A Isabel, minha esposa, vai articular essas políticas junto a SESAPI, a SEDUC e a SASC pra garantir esse pacto, essa união de esforços não só do poder público estadual, mas dos municípios, das entidades do terceiro setor e sobretudo das famílias piauienses pra garantir priorização das crianças de zero a seis anos no desenvolvimento integral. A vacinação em dia, alfabetização na idade certa, possibilidade de fazer exames como essa carreta da saúde vai possibilitar: audiométricos, oftalmológicos, odontológicos, até neuropediatria e nós queremos colocar pra facilitar a identificação mais cedo das crianças que tenham TEA, transtorno do espectro autista. A gente tem que estimular que famílias possam acolher para propiciar esse desenvolvimento integral das nossas crianças e garantir um futuro melhor pra nossa sociedade",  explicou o governador. 

O projeto também consiste na criação da Carretinha da Saúde, que vai circular realizando exames oftalmológicos, audiométricos e odontológicos nas crianças. Fonteles, também destacou que o incentivo à vacinação será destaque.

  
Governo do Estado lança programa Pacto pelas Crianças Jade Araujo / A10+
 
 
 

"[A Carretinha da Saúde] vai aos municípios, obviamente, que antes dela chegar nos municípios já vai ter sido feito um cadastramento pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação pra que a gente possa fazer o atendimento em série de várias crianças sobretudo nesses três exames oftalmológico, audiométrico e também odontológico. Em alguns momentos a gente quer ter também a neuropediatria", completou.

Isabel Fonteles, destacou que o programa pretende atingir principalmente as crianças que dependem do SUS e que um estudo está sendo feito para levantar os municípios que devem ser alcançados primeiro e o número de crianças que serão atendidas.

"Existem no Piauí cerca de 360 crianças dentro da faixa etária, que nós vamos englobar, que são crianças de zero a seis anos, e cerca de 280 mil crianças são SUS dependentes, é isso que a gente quer atingir com esse programa. Na prática a gente tá ainda conversando com as secretarias de educação, saúde e assistência social pra gente fazer um levantamento dos dados pra ver quais são os municípios que primeiro serão alcançados o número de crianças que serão também atendidas com programas", explicou. 

  
A médica Isabel Fonteles vai coordenar o projeto Jade Araujo / A10+
 
 
 

O secretário de saúde, Antônio Luiz, adiantou que o programa também vai doar óculos para as crianças em que forem diagnosticadas com problemas oftalmológicos. 

"Têm três consultórios, um de oftalmologia, um de audiometria e um de saúde bucal, que vai rodar os municípios de acordo com o convênio com as prefeituras que vão indicar as crianças para fazer os exames e tratar as crianças de zero a seis anos de idade, inclusive, quando detectar problemas de oftalmologia, o governo poderá doar o óculos para aquela criança", destacou. 

A assistência social também será fortalecida, por meio do programa Criança Feliz, para promover o desenvolvimento humano, com o acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância e de políticas públicas para gestantes, crianças e suas famílias.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado