Jeová Alencar rebate fala de vereador Ismael e diz que todos tiveram tempo de articular candidatura - Política
ELEIÇÃO NA CÂMARA

Jeová Alencar rebate fala de vereador Ismael e diz que todos tiveram tempo de articular candidatura

Eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O vereador Jeová Alencar (Republicanos) rebateu nesta quarta-feira (15) a fala do vereador Ismael Silva (PSD) de que faltou diálogo para a eleição que define a mesa diretora da Câmara de Teresina para o biênio 2023/2024. Jeová destacou que todos tiveram tempo para articular uma possível candidatura.

  

Jeová Alencar rebate fala de vereador Ismael e diz que todos tiveram tempo de articular candidatura
Rayanna Mousinho / A10+

   

“Quem acompanha a política sabe que a chapa só se define mesmo vinte e quatro horas antes do pleito o resto tudo é articulação”, afirmou o presidente Jeová Alencar, destacando que não houve interferência no pleito. “Nunca há respeito nisso ontem quando ele não teve interferência nenhuma do poder executivo aqui os vereadores tiveram a sua liberdade de escolher o seu presidente montar suas chapas então foi uma coisa bem democrática a gente fica muito feliz por isso”, disse.

Jeová garantiu ainda que não chegou à Câmara a informação de que Renato Berger tinha interesse em concorrer à presidência da Casa. 

“Eu vi na imprensa, ele não conversou isso comigo, não só ele, mas qualquer um poderia ser candidato”, relatou.

Voto contra 

Apenas o vereador Ismael Silva (PSD) votou contrário a chapa encabeçada por Enzo Samuel. Ele destacou que foi contra o processo eleitoral sucedido e não contra a chapa. Em entrevista à imprensa, o vereador citou que Renato Berger gostaria de estar concorrendo, mas que por trâmites legais, não pôde disputar à presidência da Câmara Municipal.

  

Apenas o vereador Ismael Silva votou contrário ao nome de Enzo à presidência da CMT
Rayanna Mousinho / A10+

   

"Nós entendemos que não havia motivo para essa celeridade, para esse regime de urgência que foi aprovado e também gera um prejuízo ao debate, para gente ouvir as propostas, outros colegas estariam candidatos, o próprio colega vereador Renato Berger, que está licenciado, tinha interesse de estar candidato, mas ficou inviabilizado a possibilidade diante do trâmite das eleições", declarou Ismael Silva.

Entenda o caso

O vereador Enzo Samuel (PDT) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Teresina para o biênio 2023/2024 com 28 votos favoráveis dos 29 vereadores da Casa. A eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), menos de 24 horas depois de ter sido anunciada a antecipação do processo. 

Em entrevista à imprensa, o vereador Enzo Samuel destacou que o processo foi legal. O novo presidente da Câmara detalhou as articulações que ocorreram nas últimas horas pela escolha do seu nome. O objetivo, até então, era que Enzo fosse escolhido por unanimidade pelos vereadores.

  

Com 28 votos, Enzo Samuel é eleito presidente da Câmara Municipal de Teresina
Ascom

   

"Aqui é um processo legal. É preciso estabelecer que o regimento prevê que a eleição pode acontecer, se não me engano, até a última sessão de cada semestre. Ontem o dia todo houve articulações, da ideia de construção ou não de chapa, de quem seria candidato ou não, qual seriam os nomes para compor chapas, conversas com partidos, com vereadores e com representantes. Foi um processo democrático como já aconteceu em muitos lugares, respeitando aqui um parlamento. Eu não sou candidato de mim mesmo, eu sou candidato de um grupo, então foi uma construção", disse.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado