Júlio Arcoverde cita estratégias para reeleição de Bolsonaro e confirma Joel no comando do PP - Política
POLÍTICA

Júlio Arcoverde cita estratégias para reeleição de Bolsonaro e confirma Joel no comando do PP

Deputado federal também negou possível saída de Ciro da oposição em uma eventualidade derrota de Bolsonaro


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O deputado federal eleito, Júlio Arcoverde (Progressitas) falou sobre a posição que o partido irá tomar no governo de Rafael Fonteles (PT), e justificou os motivos para deixar a presidência estadual do partido que será assumida por Joel Rodrigues. Na ocasião, ele também negou que Ciro Nogueira deixaria o grupo da oposição em uma eventualidade derrota de Bolsonaro nas urnas. As declarações foram dadas nesta segunda-feira (17) durante entrevista ao Bancada Piauí.

O parlamentar, eleito com 117.669 votos, fez uma avaliação dos recentes eventos políticos para conquistar votos para o segundo turno com a vinda de Michelle Bolsonaro em um evento para conquistar o eleitorado feminino e a vinda do presidente que ocorreu no sábado (15) com apoiadores e lideranças políticas.

  

Júlio Arcoverde cita estratégias para reeleição de Bolsonaro e confirma Joel no comando do PP
Anna Paula Couto / A10+

  

Arcoverde também citou os esforços que o Progressistas está fazendo no estado para reeleger o presidente no dia 30 de outubro. O parlamentar também teceu elogios a atuação de Bolsonaro durante seu governo.

"Eu estou fazendo com dois prefeitos do Progressistas, com as lideranças e a gente tem uma meta de aumentar em torno de 5%  a 10% a votação do presidente Bolsonaro no estado, porque nós agora só temos dois candidatos e eles [Os prefeitos] terão mais tempo para conversar com a população e mostrar o que de importante que o presidente trouxe. Nunca na política do país um presidente foi tão importante para as prefeituras do Piauí como o presidente Bolsonaro. Todos os municípios estão muito bem de aceitação, porque o governo federal tem sido um parceiro", contou.

O deputado federal também acredita que após a vinda do Bolsonaro a Teresina o crescimento de Lula nas pesquisas seja estagnado.

Oposição ao governo do Estado e possível vitória de Lula 

O parlamentar que faz parte do bloco da oposição -composto também por União Brasil e Republicanos- ao governador eleito Rafael Fonteles (PT), afirmou que durante a gestão de Fonteles o partido vai assumir um papel de oposição propositiva.

"Um oposição responsável, propositiva e de fiscalização também. Não existe governo sem oposição, porque é a oposição que faz limite com o governo, eu tenho certeza que os deputados, os antigos e os novo que foram eleitos, têm essa intenção. Na Câmara Federal e no Senado vamos estar do mesmo jeito", declarou. 

Deputado federal também negou possível saída de Ciro da oposição em uma eventualidade derrota de Bolsonaro
Anna Paula Couto / A10+

  

Em relação ao cenário federal, o deputado falou qual posição vai tomar no congresso, caso o ex-presidente Lula ganhe as eleições no segundo turno, como apontam as pesquisas.

"O senado a maioria é direita. A Câmara é de centro-direita, assim eu me considero de centro-direita, então eu acho que nós temos dois deputado do PI que são também, eu e o deputado Atila Filho, e nós vamos fazer a política da direita, do centro-direita, independente de quem seja o presidente eleito", disse.

Joel Rodrigues no comando do PP

Júlio Arcoverde é presidente do Progressistas no estado do Piauí desde 2012. Neste ano ele deixa o cargo e quem assumirá o comando é Joel Rodrigues, ex-prefeito de Floriano e ex-candidato ao Senado. Para ele, a mudança na liderança se deve ao fato do partido querer dar um protagonismo maior a Joel Rodrigues que quase derrotou Wellington Dias (PT) nas urnas.

"Joel representa o futuro de nosso partido, junto com o senador Ciro, tanto que ele vai assumir a presidência na próxima semana. Nós vamos preparar o Joel, lapidar ele para que ele seja um grande comandante do partido como o senador Ciro Nogueira... A gente tem uma joia a ser lapidada, é o pré-candidato a senador Joel Rodrigues e eu acredito que ele vai ser muito mais importante na presidência do partido, por isso eu vou renunciar a presidência. Eu acho que o Joel tem condição e tempo, como eu vou tá muito em Brasília, de fazer esse trabalho para a eleição de 2024", destacou. 

Joel Rodrigues
Laura Parente/ A10+

  

O parlamentar também citou projeções de lançar Joel Rodrigues como candidato à prefeitura de Teresina nas eleições de 2024. Além de citar outros nomes como Jeová Alencar e Bárbara Soares.

"O Joel seria um grande nome, se assim a justiça permitisse, também tem o presidente da Câmara Jeová Alencar e tem outros nomes aparecendo, da Bárbara que teve uma votação muito grande. No nosso grupo tem várias pessoas que a gente pode indicar. É esperar o que vai acontecer no segundo turno, na eleição da Assembleia, na escolha de secretários… e a gente juntar os cacos que sobrou das eleições para que a gente possa tá fortalecido nas eleições de 2024", detalhou.

Júlio nega saída de Ciro Nogueira da oposição 

No último sábado (15), durante a visita do presidente Bolsonaro a Teresina, Ciro Nogueira -ministro-chefe da casa Civil e principal articulador da campanha de Bolsonaro- declarou que "acompanha o presidente até o fim". Porém, nos bastidores correm notícias que Ciro e parte do grupo político conhecido como centrão sinalizam um retorno para a base de Lula, caso ele seja eleito, sobre essas notícias Júlio Arcoverde negou e afirmou que o ministro não tem essa intenção. 

"Eleição mais importante da minha vida", afirma ministro Ciro Nogueira
Reprodução

   

"Não vejo esse sentimento em Brasília, tive agora uma reunião com todos os deputados federais eleitos na base do presidente Bolsonaro e os senadores e o sentimento é que todos estarão no campo da direita ou do centro-direita. Acho que vai ser muito difícil a questão da governabilidade em relação a eleição do Lula, porque o congresso pela primeira vez se moldou muito centro-direita, no senado também e de direita. O senado é até mais de direita que a câmara", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado