Em Teresina, Bolsonaro chama Lula de "ladrão", critica institutos e pede votos para vencer eleição - Eleições 2022
Eleições 2022
VISITA NO PIAUÍ

Em Teresina, Bolsonaro chama Lula de "ladrão", critica institutos e pede votos para vencer eleição

No Piauí, presidente usou a sigla CPX para atacar o ex-presidente e principal opositor


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 12h10)

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, participou neste sábado (15) de um ato político no Atlantic City, localizado na zona Sudeste de Teresina. Sob gritos de "mito", o mandatário foi recebido por uma multidão na noite de sexta-feira (14) ao desembarcar no aeroporto Senador Petrônio Portella. É a primeira vez que Bolsonaro visita a capital piauiense desde quando foi eleito em 2018. 

  

Em Teresina, Bolsonaro chama Lula de "ladrão" e pede votos para vencer no 2º turno
Reprodução

  

O candidato à reeleição fez duras críticas ao seu maior opositor, o ex-presidente Lula (PT). Bolsonaro chamou o petista de 'ladrão' e afirmou que o lugar dele é na 'prisão'. Ele relembrou as ações realizadas durante seu governo, entre elas, a criação do Auxílio Brasil para famílias carentes durante a pandemia e investimentos para região Nordeste, principal reduto do PT. O presidente também pediu votos para vencer a eleição no 2º turno, apontado como um dos mais acirrados desde a redemocratização.

Ainda durante discurso, Bolsonaro defendeu pautas conservadoras e afirmou que o ex-presidente Lula, caso seja eleito, "quer voltar à cena do crime". No primeiro turno, o petista ficou à frente do candidato do PL que tenta a reeleição. A diferença foi de mais de 6 milhões de votos.

 

Bolsonaro foi recebido por multidão em Teresina
Reprodução

  

Bolsonaro chegou no Atlantic City por volta das 9h50 da manhã. No palco, aliados e apoiadores do presidente, entre eles, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, a presidente estadual do PL, Samantha Cavalca, Iracema Portella, Joel Rodrigues (PP) e outros. Assim que entrou no palco, o candidato do PL foi recebido sob aplausos e gritos da militância. 

Assista ao vídeo abaixo:


O 2º colocado na disputa estadual, Sílvio Mendes (UB) não esteve presente no evento. Havia uma expectativa que ele participasse do ato, principalmente depois que anunciou apoio à candidatura de Bolsonaro no 2º turno contra Lula (PT). Após as atividades eleitorais em Teresina, o presidente se deslocará, depois do almoço, para Fortaleza (CE).

Bolsonaro usa sigla CPX para atacar Lula

Em Teresina, o presidente Bolsonaro também se referiu à sigla CPX, usada em comunidades do Rio de Janeiro, para atacar seu opositor Lula (PT). No último dia 12, durante ato político no Complexo do Alemão, o ex-presidente usou um boné com a sigla CPX.

Desde então, apoiadores de Bolsonaro passaram a disseminar fake news contra Lula afirmando que o candidato petista, segundo eles, havia manifestado apoio a integrantes de organizações criminosas.  

Em Teresina, Bolsonaro ataca Lula, faz críticas ao PT e relembra ações executadas em seu mandato
Reprodução

  

No entanto, a sigla CPX é a abreviação da palavra "complexo" – uma referência a "complexo de favelas", expressão usada para denominar regiões com concentrações de comunidades, como CPX Maré, CPX Alemão, CPX Penha e outras.

"[Lula] não olhou para o seu povo, não olho para os mais pobres, ele olhou apenas para os seus amigos, os seus cupinchas, os seus CPX e nada fez", disparou. 

Boné com sigla CPX de "complexo" foi presente de líder comunitário a Lula
Reprodução

   

Bolsonaro rebate críticas, desmente aumento da gasolina e defende pautas conservadoras

Ainda durante discurso, Bolsonaro (PL) afirmou que a gasolina não deve aumentar após o período da eleição. Ele citou que esta seria uma fake news implantada pelo PT para prejudicar sua campanha de reeleição.

"Reduzimos a gasolina, zeramos os impostos e hoje nós temos uma das gasolinas mais baratas do mundo e esse preço vai continuar. Dizer que vai aumentar depois das eleições é mais uma mentira do PT, um partido que só roubou do Brasil", disse.  

Bolsonaro rebate críticas, desmente aumento da gasolina e defende pautas conservadoras
Reprodução

  

O presidente ainda rebateu as falas de que não gosta dos nordestinos e alegou que é uma mentira. Na ocasião, Bolsonaro citou que sua esposa, a primeira-dama Michelle e filha têm sangue nordestino. "Falam que eu não gosto dos nordestinos, a minha esposa é filha de um cabra da peste do Ceará, a minha filha tem sangue nordestino, 'Ah o Bolsonaro não gosta de negro', o meu sogro é Paulo Negão, não adianta narrativas, invenções e mentiras", explicou.

Bolsonaro voltou a sinalizar para os mais conservadores e discursou contra a descriminalização do aborto e da ideologia de gênero.

"Tenho amor, preocupação e consideração pelas nossas crianças. Lula seu bandido os pais não querem na escola banheiro unissex, os pais não querem liberação das drogas para os seus filhos, seu bandido ladrão nós respeitamos a vida desde a concepção, nós não queremos aborto no Brasil, nos não queremos invasão de terras no Brasil", completou.

Para seus apoiadores, Bolsonaro voltou a criticar os institutos de pesquisas e disse para seus eleitores não acreditarem neles. Ele finalizou pedindo votos aos piauienses para derrotar Lula (PT) no 2º turno.

"Eleição mais importante da minha vida", diz Ciro Nogueira

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou durante discurso que esta é a eleição mais importante da sua vida. Durante ato, ele fez duras críticas ao PT e relatou que o partido engana e destrói o estado há mais de 20 anos. Ciro relatou ainda que, independente do resultado no dia 30 [data do 2º turno], seguirá ao lado do presidente até os últimos dias de sua vida. 

Em campanha, Jair Bolsonaro participa de ato político neste sábado em Teresina
Anna Paula Couto / A10+

   

"Essa é a eleição mais importante da minha vida. O nosso amado Piauí há 20 anos é enganado, somos vítimas de um esquema criminoso comandado pelo PT. Eles não querem o desenvolvimento do Piauí, por eles continuaremos com mais da metade da população sem carteira assinada e passando fome. Sempre estarei, quero fazer um compromisso, ate o fim dos meus dias, ao lado do capitão Bolsonaro. No dia 30 o Piauí vai mandar o recado para todo Brasil, é Bolsonaro 22", explanou.


Em busca de conquistar votos do eleitorado piauiense, principalmente dos indecisos, Bolsonaro visita Teresina a menos de 15 dias para o 2º turno das eleições. Pela primeira vez a disputa será decidida entre dois nomes que já comandaram o país. No Piauí, o presidente obteve 19,90% dos votos no 1º turno contra 74,25% do ex-presidente Lula (PT).

Por volta das 8h, os portões do Atlantic City foram abertos ao público. Apoiadores usavam camisas com as cores do Brasil e adesivos a favor do presidente. Em entrevista ao A10+, o coronel Diego Melo (PL) afirmou que está confiante que Bolsonaro conquistará mais votos neste 2º turno no Piauí. Ele também fez críticas ao ex-presidente Lula (PT).

  

Coronel Diego Melo, apoiador de Bolsonaro no Piauí
Anna Paula Couto / A10+

   

"É trazer luz onde tem trevas, é trazer a verdade para o Piauí. Um presidente que defende Deus, pátria, família e liberdade e hoje é candidato contra um ex-presidiário, acusado de vários crimes e que tenta enganar o povo piauiense, mas não vai. Nós vamos ter uma grande maioria aqui comparado com o 1º turno, não tenho dúvida disso. O Piauí está acordando e tá vendo o risco de cair no abismo do comunismo se votar no ex-presidiário", declarou.

  

Em campanha, Jair Bolsonaro participa de ato político neste sábado em Teresina

Votação Lula e Bolsonaro

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno, Bolsonaro recebeu 51 milhões de votos (43,2%) e ficou atrás do ex-presidente Lula, que recebeu 57 milhões de votos (48,4%). Já no Piauí, o candidato do PL obteve 406 mil votos (19,9%), enquanto o petista recebeu 1,5 milhão de votos (74,2%).


Em Teresina, Michelle Bolsonaro afirma que eleição é luta "Luz X Trevas"

A primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (14), durante visita ao Piauí, que a eleição presidencial deste ano é uma luta da "Luz X Trevas". Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputam o 2º turno no próximo dia 30 de outubro. O embate, pela primeira vez com dois nomes que já comandaram o país, é apontado como um dos mais acirrados desde a redemocratização.

Michelle e a ex-ministra Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e senadora eleita Damares Alves (Republicanos) participaram na manhã de hoje de um evento "Mulheres com Bolsonaro" em Teresina. As duas chegaram ao Piauí na tentativa de reduzir a rejeição do candidato do PL no estado. 

  

Em Teresina, primeira-dama Michelle Bolsonaro afirma que eleição é luta "Luz X Trevas"
TV Antena 10

   

Em discurso, Michelle afirmou, por inúmeras vezes, que a eleição será uma 'luta do bem contra o mal'. Ela classificou a esquerda, liderada pelo candidato do PT, Lula, como "trevas" e que precisa ser vencido. "Vamos multiplicar os votos, não é de um candidato é de uma ideologia do bem contra o mal. Uma ideologia da luz, contra esse partido das trevas [PT]", declarou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado