Sílvio Mendes anuncia apoio a Bolsonaro contra Lula no 2º turno das eleições 2022 - Eleições 2022
Eleições 2022
POLÍTICA

Sílvio Mendes anuncia apoio a Bolsonaro contra Lula no 2º turno das eleições 2022

Anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira (06) durante coletiva de imprensa


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 12h45)

O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), que ficou em 2º lugar na disputa ao governo do Piauí, oficializou na manhã desta quinta-feira (06), durante coletiva de imprensa, apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa do 2º turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além dele, Joel Rodrigues, que concorreu ao Senado, também apoiará o projeto de reeleição do presidente.

  

Sílvio Mendes anuncia apoio a Bolsonaro contra Lula no 2º turno das eleições 2022
Anna Paula Couto / A10+

   

No 1º turno, Mendes evitava declarar apoio a Bolsonaro. No Piauí, o presidente, até então, era apoiado apenas por Coronel Diego Melo (PL), que desistiu dois dias antes da eleição, e apoiou Sílvio na disputa estadual.

Em entrevista à imprensa, Sílvio declarou que não anunciou antes o apoio porque estava numa disputa estadual, mas que agora vai participar ativamente da campanha de Bolsonaro no estado. Mendes pediu que os piauienses votem em Bolsonaro como "uma nova opção" de olhar para o futuro.

"Nós decidimos apoiar o presidente Bolsonaro por várias razões, o que foi determinante nas eleições do Piauí foi a figura do Lula … mas agora só tínhamos duas opções, mas como nunca fui omisso tinha uma decisão a comunicar, a minha decisão pessoal e, naturalmente, é pedir a todos os piauienses que quiserem uma outra opção, olhando para o futuro, votem no presidente [Bolsonaro]", declarou o segundo colocado disputa na estadual.

  

Joel Rodrigues e Sílvio Mendes declaram apoio a Bolsonaro no 2º turno
Anna Paula Couto / A10+

  

Sobre os posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia e as vacinas, Mendes pontuou que não entraria nesta questão e que cabe o eleitor fazer uma comparação entre os dois candidatos que disputam à presidência da República.

"Cada um fez coisa boa, cometeu equívocos e comparando os dois eu estou declarando apoio ao presidente Bolsonaro. Alias é bom que se diga, segundo as pesquisas tanto erraram, ele está em desvantagem, mas isso não é que me move", completou.

No Piauí, Lula teve mais de 74% dos votos; Bolsonaro, 19,90%

O Piauí foi o estado brasileiro que deu maior percentual de votos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1º turno da eleição presidencial neste domingo (02), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O petista obteve 1,5 milhão de votos no estado, o que representa 74,25% do eleitorado.

Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, teve 19,90% da preferência do eleitorado piauiense (406 mil votos). A diferença entre eles foi de mais um milhão de votos.

Ainda segundo o TSE, as três cidades que mais registraram votos para Lula no Brasil também são do estado do Piauí. Guaribas, que foi a cidade piloto do programa Fome Zero, ficou em primeiro lugar com 92,14% dos votos.

União Brasil libera diretórios para apoiar Bolsonaro ou Lula no segundo turno    

Nesta quarta-feira (5), o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, anunciou que liberou a bancada e os diretórios para apoiar Jair Bolsonaro (PL) ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais.

Antes mesmo do posicionamento do partido, os dois governadores da legenda eleitos em primeiro turno — Mauro Mendes, em Mato Grosso, e Ronaldo Caiado, em Goiás — anunciaram que vão apoiar o presidente Jair Bolsonaro. O senador eleito pelo Paraná, Sergio Moro, também declarou colaboração com o presidente.

  

Lula e Bolsonaro vão ao 2º turno em disputa pela Presidência da República
Sérgio Lima - Poder 360

   

Já a candidata à Presidência da República pelo partido, a senadora Soraya Thronicke, afirmou que não vai apoiar nenhum dos candidatos que concorrem ao Planalto. Pela primeira vez, o pleito será decidido entre dois nomes que já comandaram o país. Será, ainda, o sétimo segundo turno em nove eleições presidenciais diretas desde a redemocratização. O segundo turno ocorrerá no próximo dia 30 de outubro.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado