Ministro Wellington Dias sugere que empresas utilizem o CadÚnico para contratação de pessoas - Política
DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Ministro Wellington Dias sugere que empresas utilizem o CadÚnico para contratação de pessoas

Ele defende que medida pode colocar em atividade 27,5 milhões de pessoas em idade produtiva


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que o maior desafio da pasta é voltar a tirar o país do mapa da fome e garantir emprego e renda aos mais necessitados. O discurso foi feito nesta terça-feira (25) durante audiência conjunta das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos (CDH), em Brasília, onde o ministro sugeriu que tanto o setor público quanto privado utilizem o CadÚnico para contratar pessoas.  

 

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias
Jade Araujo / Portal A10+

   

"Que tal se nos contratos de Senado, Câmara, Executivo, Judiciário, estados, municípios e setor empresarial a gente for ao CadÚnico e ali abrir uma possibilidade para qualificar pessoas que querem apenas uma oportunidade? Entre as 55 milhões de pessoas do Bolsa Família, temos 27,5 milhões em idade trabalhar, querendo trabalhar e empreender e não têm oportunidade. Ali vamos encontrar pessoas com ensino médio, ensino técnico, ensino superior e pós-graduação", explica o ministro.

Entre 2003 e 2014, o Brasil saiu do Mapa da Fome e da insegurança alimentar e nutricional. No entanto, a partir de 2021, o país registou 33 milhões de pessoas passando fome, o que significa que 28% da população não têm acesso a três refeições diárias. Para fazer frente ao problema, a pasta aposta no aperfeiçoamento do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

"Em janeiro deste ano, o Brasil tinha 94 milhões de pessoas no CadÚnico. Isso significa que quase a metade da população de um país que está entre as dez maiores potências econômicas no mundo vive na pobreza. Destes 94 milhões, 55 milhões estão na extrema pobreza. Estou falando de um quarto da população de um país, que é o quarto maior produtor de alimentos" lembrou Wellington Dias.

Segundo Wellington Dias, o país deve aprimorar iniciativas para fortalecer o sistema de segurança alimentar e nutricional e que nos próximos dias o Plano Safra deve ser lançado.  

"Ele precisa sair de um plano de liberação de crédito para um planejado sistema de segurança alimentar e nutricional. O que o Brasil quer produzir para exportar e o que o Brasil vai produzir para a mesa do povo brasileiro? Quais as medidas para que o que chega à mesa do povo brasileiro possa ter um preço razoável? Com esse desmantelamento que tivemos no sistema de armazenagem público e privado, o país termina exportando mais milho do que poderia e falta na mesa do brasileiro, que depois precisa importar coisa que a gente produz", encerra. 

Fonte: Com informações de Agência Senado


Dê sua opinião:

Fique conectado