Pablo Santos comenta ações à frente da Secretaria de Turismo do Piauí - Política
POLÍTICA

Pablo Santos comenta ações à frente da Secretaria de Turismo do Piauí

Gestor participou da Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta segunda (06)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O secretário de Turismo do Piauí, Pablo Santos comentou nesta segunda-feira (06) em entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, as primeiras ações para impulsionar a pasta. Na ocasião, ele também falou se disputará o cargo de prefeito de Picos nas eleições de 2024.

Para o secretário, um dos pontos principais para o desenvolvimento do turismo é o alinhamento com as secretarias de cultura e do meio ambiente. Além de diálogo com as entidades que atuam no turismo no Estado. Santos, também destacou que o projeto é, inicialmente, desenvolver a sinalização turística, que será dividida em sete polos, implementar o marco estadual e reativar o conselho de turismo.

  

Pablo Santos, secretário de Turismo do Piauí Anna Paula Couto/ A10+

   

"A gente entende que só se faz turismo com todas as entidades com todas as entidades que fazem turismo no nosso Estado, chamamos o pessoal da gastronomia, da hotelaria, de turismo, trazendo o corpo da Universidade Federal para estar perto da gente, os turismólogos da Universidade Estadual do Piauí. O governador já sinalizou alguns pontos, primeiro a sinalização turística do Estado que vai ser dividida em sete polos. Também a implementação do marco estadual, que é um cobrança do nosso Estado e algo muito importante que é a reativação do conselho de turismo. Existe um tripé e a gente não pode fugir disso, é o tripé da Secretaria do Meio Ambiente, da Secretaria do Turismo e da Secretaria de Cultura. Essas três secretarias têm que andar juntas para a gente desenvolver cada dia mais o turismo no Estado", disse.

Seguindo o exemplo de recursos financeiros destinados aos incentivos culturais e criativos - como a Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo- e a Compensação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, o secretário adiantou que existe um projeto de Lei, que deve ser apresentado na Assembleia Legislativa ainda em março, para captar recursos para desenvolver o turismo no Estado. 

"Levamos nosso sentimento que a Secretaria de Turismo também tivesse uma lei que beneficiasse o turismo na nossa cidade e a gente vai apresentar essa lei na Alepi agora no mês de março, chamada Cietur, que vai ser um fundo que não vai ser gerido apenas pelo Secretário de Turismo, mas também por instituições governamentais e não-governamentais para que a gente possa fazer as coisas conversando com todas as entidades", declarou.

Disputa municipal em 2024

Ainda em entrevista, o secretário também foi questionado sobre a possibilidade de disputar o cargo de prefeito de Picos em 2024. Na ocasião, ele disse que está focado nas ações para o desenvolvimento do turismo no Estado e destacou que na região apoia o nome do já declarado pré-candidato, o empresário Araujinho (PT).

"Eu sempre deixei muito claro que todo filho da terra tem esse sentimento de administrar sua cidade, mas para que isso aconteça existe um conjunto de fatores. Existe esse sentimento da população, dos líderes e existe esse sentimento do candidato e o maior tem que existir o sentimento do governador, mas hoje eu estou focado nas ações como secretário, também vou olhar para minha cidade, porque a gente sabe que a cada dia o turismo rural cresce no nosso estado. Caso exista um entendimento que ele [Araujinho (PT)] não possa ser candidato, eu estou lá ao lado dele e se realmente meu nome for escolhido, pelo governador, no momento certo a gente vai tratar", declarou.

O parlamentar, que foi eleito deputado estadual pela 3ª vez consecutiva e licenciou-se para assumir a Secretaria de Turismo, não descartou a possibilidade de futuramente disputar uma prefeitura.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado