PF apreende na casa de Torres proposta de decreto para anular vitória de Lula nas eleições - Política
BRASIL

PF apreende na casa de Torres proposta de decreto para anular vitória de Lula nas eleições

Ex-ministro da Justiça de Bolsonaro teve a prisão decretada pelo STF e deve se entregar quando voltar dos Estados Unidos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 17h)

A Polícia Federal (PF) encontrou, durante busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, uma proposta de decreto para que o Jair Bolsonaro (PL) instaurasse estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enquanto ainda era presidente da República. O fato foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo. O texto teria como objetivo reverter o resultado da eleição presidencial, da qual Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vitorioso.

  

PF apreende na casa de Torres proposta de decreto para anular vitória de Lula nas eleições
Reprodução

   

O documento foi encontrado na terça-feira (10) durante a operação da PF na casa do ex-ministro e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão de Torres nesta semana, mas ele está em viagem nos Estados Unidos. Ele foi exonerado do cargo de secretário durante o Ataque aos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8).

À CNN, o advogado de Anderson Torres, Rodrigo Roca, afirmou que o documento encontrado pela Polícia Federal na residência do ex-ministro não é de autoria de Torres. “Não é da autoria dele o documento. Eram diárias as abordagens feitas por populares ao ministro da Justiça e a mim mesmo como secretario nacional do Consumidor pedindo que levasse ao presidente algum tipo de sugestão”, disse Roca.

“Eram escritos às vezes manuscritos, às vezes digitados, mas era muito comum isso, principalmente no Ministério da Justiça”, continua o advogado.

Roca disse ainda à CNN ser “testemunha de que ele se desfazia disso mas por cortesia e educação não jogava fora na hora ou levava. A maior prova que ele não levava ao presidente é que foi encontrado na casa dele. O que posso afirmar é que ele nunca levou ao presidente", garantiu.

Entenda 

A minuta é uma espécie de rascunho de decreto, que só teria validade se fosse assinado pelo presidente da República e publicado no Diário Oficial da União. Esse tipo de medida precisa da aprovação pelo Congresso Nacional.

O documento rascunhado pelo ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) cita um suposto reestabelecimento da lisura do processo eleitoral – apesar de as suspeitas de fraude sugeridas por Bolsonaro nunca terem sido provadas

Fonte: CNN Brasil e Metrópoles


Dê sua opinião:

Fique conectado