Rejane Dias tem nome aprovado para conselheira do TCE-PI; veja biografia - Política
NO PIAUÍ

Rejane Dias tem nome aprovado para conselheira do TCE-PI; veja biografia

Na sessão também foram aprovados os novos presidentes da Agrespi e Agespisa no Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 13h49)

Com 25 votos, a Assembleia Legislativa do Piauí aprovou nesta terça-feira (10) a indicação do governador Rafael Fonteles de Rejane Dias (PT) como conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Também foram sabatinados no plenário da Alepi o diretor da Agrespi, Antônio Torres e o da Agespisa, Zé Santana, ambos aprovados. 

Os deputados Marden Menezes, Wilson Brandão, Teresa Brito e Júlio Arcoverde não compareceram a sessão desta terça-feira (10). Marden está de licença médica. O nome de Rejane Dias já havia sido aprovado nesta manhã na CCJ.

  

Rejane Dias
Jade Araújo / A10+

   

"Pra mim é uma honra muito grande poder compor um seleto grupo de auditores, conselheiros e que vou estudar muito para fazer o melhor trabalho possível, assim como já faço na vida pública. Só tenho que agradecer ao governador Rafael Fonteles, meu nome foi aprovado por unanimidade, agradecer a Deus, em primeiro lugar, minha família, aos parlamentares, só agradecimento. Estou muito animada e entusiasmada e com essa nova missão", declarou Rejane Dias em entrevista à imprensa.

A agora conselheira também fez um agradecimento aos eleitores pela grande votação no pleito de 2022 que lhe garantiu mais um mandato. Rejane contou que não imaginava que pudesse receber o convite para integrar o TCE-PI. Com a saída de Rejane, o deputado Merlong Solano (PT), 1º suplente, assume a vaga na Câmara Federal.

  

Rejane Dias durante entrevista
Jade Araújo / A10+

   

"Eu não imaginava que esse convite fosse feito a mim. Quando fui candidata a deputada federal, a intenção era fazer um trabalho cada vez mais propositivo e experiência. Veio essa oportunidade de ir para o TCE. Pesou também o lado familiar, tenho uma filha com deficiência, mas que requer muitos cuidados. Conciliar o trabalho perto da família com certeza teve um peso muito grande", completou Rejane.

Rejane relatou que pretende atuar tanto na fiscalização de contas como em trabalhos preventivos, entre eles, acompanhar o cumprimento de metas das secretarias e o trabalho pedagógico com novos gestores, para evitar erros da administração pública.

  

Dos 30 deputados, 25 aprovaram indicação de Rejane Dias Jade Araújo / A10+
   

"Hoje eu já percebo isso no TCE, que não seja só punitivo, mas possa também ser pedagógico. Capacitar os secretários, os prefeitos, suas equipes. Muitas vezes um prefeito é eleito e assume uma equipe nova, que não tem experiência na administração pública. É preciso capacitar e treinar, para que não haja desvio de finalidade dos recursos públicos. Muitas vezes não é por questão de dolo, é falta de conhecimento. Mas tem casos que sim", disse.

Aposentadoria de Olavo 

Rejane, esposa do atual ministro Wellington Dias, assume a vaga deixada por Olavo Rebelo, de 68 anos, que pediu aposentadoria voluntária do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), função que ocupava desde 2007. Ele seria aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos. A vaga foi indicação direta do governador Rafael Fonteles (PT). 

  

Olavo Rebelo confirma aposentadoria do TCE-PI
Reprodução

   

Com a ida de Rejane Dias para o TCE-PI, a Corte passará a contar com quatro conselheiras. Atualmente, compõem o Tribunal Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins e Flora Izabel Nobre Rodrigues.

Biografia de Rejane Dias

Rejane Dias, 50 anos, é formada em Direito e Administração. Na política ela foi deputada estadual uma vez e por três vezes deputada federal, sendo reeleita no pleito de 2022. Ela também atuou como Secretaria de Educação e de Assistência Social. Em seu discurso durante a sabatina, a agora conselheira do TCE-PI lembrou da sua trajetória política e dos desafios que terá a partir de agora.

A petista foi coordenadora Estadual para Integração da Pessoa com deficiência de 2003 a 2010, Secretária Estadual de Assistência Social e Cidadania de 2005 a 2006, Secretária de Estado da Educação em 2015. A deputada também tem um livro publicado em 2015, de título Rejane Dias- 1460 dias de trabalho e perseverança.

Entre os projetos criados estão o Pré-Enem e o passe livre para os estudantes de escolas públicas para realizarem a prova. Em 2019, ela propôs um projeto de Lei que insere psicólogos e assistentes sociais nas escolas.

Novos presidentes da Agrespi e Agespisa 

Em seu discurso, o diretor Agência Reguladora de Serviços Púbicos (Agrespi), Antônio Torres, afirmou que pretende melhorar a legislação vigente do órgão e agradeceu a indicação do governador Rafael Fonteles (PT). 

"A Agência Reguladora do Estado tem um grande desafio que é tentar avançar no nível de qualidade dos serviços públicos prestado a população. Que a gente possa ter um índice de qualidade no que tange ao serviço publico uma melhora. Nesse sentido me coloco a disposição dos poderes para exercer esse novo cargo em nome do governo do estado do Piauí", afirma Antônio Torres.

  

Zé Santana
Jade Araújo / A10+

   

Diretor da Agência de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), Zé Santana, foi questionado sobre a expectativa de assumir a vaga no TCE-PI. O gestor confirmou que tinha esse desejo, mas que agora tem uma nova missão à frente da Agespisa.

"Eu acho que é um desejo de todos os amigos parlamentares compor a corte de contas. Desde a vaga anterior eu já estive pleiteando e na última hora acabou sendo inviabilizada minha eleição. Obviamente agora eu também estava com a mesma pretensão, mas fazer o que? Questão de indicação do governador. Vamos seguir em frente. Melhorar o abastecimento de agua em diversas cidades que tem o problema crônico e ver de fato o lado social que precisa ser visto em relação a prestação de um bom serviço de um bem supremo que é a água", finaliza.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado