Wellington Dias é anunciado como ministro do Desenvolvimento Social no governo Lula - Política
POLÍTICA

Wellington Dias é anunciado como ministro do Desenvolvimento Social no governo Lula

Ex-governador e senador eleito já era cotado para assumir uma pasta


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h41)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou na manhã desta quinta-feira (22), que o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) vai chefiar o Ministério do Desenvolvimento Social a partir de janeiro de 2023. A pasta é responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família (atual Auxílio Brasil). O petista já era cotado para assumir um Ministério no governo Lula. A informação já havia sido antecipada pelo A10+ na quarta (21).

Dias foi quatro vezes governador do Piauí, além de senador, deputado federal, deputado estadual e vereador de Teresina. Em 2022, o petista foi coordenador nacional do Fórum dos Governadores do Brasil.

"Tem duas coisas importantes no Piauí. Foi o estado em que começamos o combate à fome e o estado onde eu tive mais votos. Então merecidamente", disse o presidente eleito durante o anúncio. Com ida de Wellington para o Ministério, a vaga dele no Senado será ocupada pela primeira suplente Jussara Lima (PSD).

  

Wellington Dias é anunciado como ministro do Desenvolvimento Social no governo Lula Record News TV

   

O ministério era pleiteado pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), mas ela foi preterida pelo senador eleito do Piauí. A emedebista terminou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição presidencial e, na segunda etapa do pleito, apoiou Lula. Petistas atribuem a ela um papel relevante na atração de votos de centro para a vitória do petista contra Bolsonaro (PL).

Na última segunda-feira (19), Tebet conversou com a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e reafirmou a vontade de comandar o Ministério do Desenvolvimento Social. No entanto, a senadora ouviu que o PT queria comandar a pasta. A justificativa de Gleisi foi a de que o novo governo foi eleito com o mote de combate à fome e não poderia prescindir do ministério que será chave nessa área.

  

Presidente eleito, Lula decide que Wellington Dias será ministro de Desenvolvimento Social
Reprodução

   

Desde que Lula foi eleito, Wellington Dias trabalhou na aprovação da PEC do Estouro no Senado. O ex-governador liderou as discussões sobre adequações no orçamento do governo petista. 

O presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta manhã mais nomes escolhidos para comandar a Esplanada dos Ministérios no próximo governo. Confira aqui!

De bancário a governador, senador e agora ministro 

José Wellington Barroso de Araújo Dias é natural de Oeiras, no Piauí. Filho de Joaquim Antônio Neto e Teresinha de Araújo Dias, Wellington trabalhou como bancário sendo gerente do Banco do Nordeste.

Em 1985 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e iniciou sua carreira política em 1992 quando foi eleito vereador de Teresina, renunciando em 1994 para concorrer ao cargo de deputado estadual quando conseguiu novamente se eleger. Em 1998 foi eleito deputado federal.

  

De bancário a governador do Piauí, senador e agora ministro de Lula Reprodução

   

Dois anos depois se candidatou a prefeito de Teresina, mas foi derrotado no primeiro turno por Firmino Filho (PSDB). Em 2002 foi eleito governador pela primeira vez sendo reeleito em 2006. Em 2010 foi eleito Senador Federal voltando ao governo do Piauí em 2014 e seguindo para o quarto mandato no cargo em 2018. Em 2022, Wellington Dias foi eleito com 962.194 votos para Senador. Ele também integrou a equipe de transição do governo Lula.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado