📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá implantar, em 2026, a primeira Residência em Medicina de Emergência do estado do Piauí, que funcionará no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O programa já recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC), que reconhece a residência médica como modalidade de certificação de especialistas.
A formação será realizada no próprio HUT e em outras unidades da FMS, contando com parceria do Governo do Estado e da rede privada de saúde. O médico emergencista da FMS, Victor Paro, assumirá a coordenação da residência.

Segundo Victor Paro, a residência terá duração de três anos, com atividades teóricas e práticas, carga horária de 60 horas semanais e bolsas vinculadas ao Ministério da Saúde. O programa é destinado a médicos generalistas, não tendo pré-requisitos. O processo seletivo será divulgado em breve.
A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, ressalta que esta será a primeira residência própria da FMS. “Esse é um avanço importante para a saúde pública. Após a conclusão da residência, os profissionais estarão aptos a atuar em diversos serviços de urgência e emergência, como hospitais, o SAMU e as UPAs”, afirma.
Segundo o diretor técnico do HUT, Rogério Medeiros, o estado possui uma grande demanda por profissionais especializados em emergência médica. “A residência do HUT vai suprir essa lacuna, formando médicos com preparo específico para situações de alto risco que exigem agilidade e conhecimento técnico”, destaca.
A diretora geral do HUT, Aranucha Brito, informa ainda que está em estudo a implantação de uma nova residência no hospital, desta vez multiprofissional, envolvendo áreas como enfermagem, fisioterapia e serviço social, ampliando ainda mais o papel do HUT na formação de profissionais de saúde.
Fonte: Prefeitura de Teresina