📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reativou o programa de combate ao tabagismo no Hospital do Parque Piauí, também conhecido como Hospital da Criança. Com uma abordagem baseada na Teoria Cognitiva Comportamental, o programa, agora chamado “Vivendo a Vida Sem Fumo”, oferece diversas técnicas e estratégias para auxiliar os participantes no processo de parar de fumar.
O programa está aberto para pessoas a partir de 18 anos que desejam participar e parar de fumar cigarro. Os interessados podem se dirigir ao setor de serviço social do Hospital da Criança para realizar sua inscrição e participar das atividades, que incluem atividades individuais e em grupo. Quando necessário, são utilizados medicamentos, como adesivos de nicotina, para auxiliar no processo de cessação do tabagismo.

O presidente da FMS, Charles Silveira, destacou que, no passado, o programa teve uma taxa de sucesso superior à média nacional, com mais de 60% dos participantes abandonando o cigarro. “Nosso objetivo agora é alcançar altos índices de efetividade e ajudar cada vez mais pessoas a viverem uma vida mais saudável e livre do tabaco”, afirmou.
Nicole Alves, diretora-geral do Hospital, explica que o programa conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e nutricionistas. “Essa equipe dedicada oferece um suporte integral aos participantes, promovendo uma abordagem integral para o tratamento do tabagismo”, finaliza.
Malefícios do cigarro para a saúde
O uso do cigarro é amplamente conhecido por seus efeitos nocivos à saúde. O tabagismo está associado a vários tipos de câncer, incluindo pulmão, boca, garganta e bexiga, entre outros. Além disso, fumar aumenta o risco de doenças cardiovasculares, respiratórias e outros problemas de saúde graves.
Fonte: Portal A10+