📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é a única unidade de saúde pública do Brasil, de urgência e emergência, onde 100% dos fisioterapeutas, das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, possuem titulação de intensivista. O HUT é o maior hospital público do estado atendendo 24 horas pacientes do Sistema Único de Saúde.
Para ter a titulação de intensivista não basta apenas ter especialização; é preciso também fazer prova de título validada pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), explica Ângelo Eduardo, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito-14).

Nas UTIs, os profissionais vão lidar com pacientes em estado crítico e grave e o fisioterapeuta é responsável por uma série de intervenções que visam otimizar a função respiratória, promover a mobilidade e prevenir a disfunção física. O especialista tem conhecimentos e habilidades específicas para cuidar de pacientes que necessitam de suporte diferenciado, com avaliações precisas e definições de condutas ajudando na melhoria da assistência, explica Danila Vieira, gerente de fisioterapia do HUT.
O HUT tem hoje em seu quadro 70 fisioterapeutas, quatro UTIs e 375 leitos. A informação do Creffito foi recebida com muita alegria e demostra cuidado da gestão em manter assistência de alta qualidade, reforça Rogério Medeiros, diretor técnico do HUT.
“Estamos felizes com a notícia que o Creffito nos trouxe e reafirmamos nosso compromisso em fazer sempre mais e melhor para a saúde pública”, fala Aranucha Brito, diretora geral do HUT. A obrigatoriedade do fisioterapeuta intensivista nas UTIs do Brasil é de 2013 e o Piauí publicou uma lei (7.235 de 18 de julho) em 2019.
Fonte: Portal A10+