Prefeitura convoca mais de 300 profissionais aprovados em concurso para sanar crise da saúde em Teresina - Saúde
SAÚDE

Prefeitura convoca mais de 300 profissionais aprovados em concurso para sanar crise da saúde em Teresina

Prefeito Silvio Mendes assinou o decreto de convocação na manhã desta quarta-feira (15)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 13h54)

O prefeito de Teresina Silvio Mendes assinou, nesta quarta-feira (15), o decreto de convocação de 351 profissionais aprovados no concurso da Fundação Municipal de Saúde, realizado em 2024. Eles irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital para sanar a crise da saúde pública na capital piauiense. Recentemente, o gestor reconheceu a situação de emergência na Saúde Pública do Município de Teresina. 

“A convocação dos concursados para a saúde municipal acontece com o objetivo de atender a população que precisa ser assistida. Saúde de qualidade é um direito dos teresinenses e vamos corrigir o que precisa ser corrigido. Por isso, estamos chamando estes concursados”, destacou o prefeito.

  
Prefeito Silvio Mendes Divulgação
 
 
 

Foram convocados 129 médicos, 38 enfermeiros, 15 cirurgiões-dentistas, 101 técnicos em enfermagem, 13 técnicos em farmácia, 14 auxiliares de saúde bucal e 41 auxiliares de administração. Os profissionais devem atuar para fortalecer o atendimento na rede de atenção básica da capital.

Na solenidade, o presidente da FMS, Charles Silveira destacou o compromisso que o prefeito Silvio Mendes sempre teve com a Saúde de Teresina nas gestões anteriores. “Ao longo da história, o Silvio convocou milhares de servidores para o quadro da saúde. E essa gestão tem de sobrecomum com o Silvio o compromisso com o concurso público. Chamar 129 médicos é uma revolução que se pode fazer no atendimento da atenção básica em Teresina que está recebendo profissionais qualificados. A cidade registra um momento importante para a saúde e, com esse ato, teremos uma Saúde cada vez melhor.

  
Profissionais de saúde convocados em Teresina Foto ilustrativa
 
 
 

A convocação dos 351 aprovados acontece menos de uma semana após a divulgação do Decreto nº 27.565, de 9 de janeiro de 2025, que dispõe sobre a decretação de emergência em saúde pública no município de Teresina. A ação foi tomada em face da grave situação constatada pela atual gestão, que constatou a precariedade de instalações hospitalares, o desabastecimento generalizado de medicamentos e insumos na FMS, além da ausência de contratos com prestadoras de serviços essenciais. A medida emergencial impediu a interrupção dos serviços essenciais aos teresinenses.

A expectativa da Prefeitura de Teresina é que, até o final do mês de janeiro, sejam convocados mais profissionais da área da saúde. A próxima chamada visa atender demandas da média e alta complexidade, tais como hospitais, maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta de acompanhar as notícias por qual rede social?

ver resultado