Prefeitura de Teresina decreta obrigatoriedade do uso da máscara em unidades de serviço de saúde - Saúde
SAÚDE

Prefeitura de Teresina decreta obrigatoriedade do uso da máscara em unidades de serviço de saúde

Teresina apresentou, recentemente, um aumento de 132% no número de casos positivos da covid-19


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou nesta quarta-feira (27) um decreto que determina que será obrigatório o uso de máscaras em todos os serviços de saúde, ressalvas as exceções previstas para crianças menores e indivíduos incapazes de manuseá-las adequadamente. Também será obrigatório o uso de máscaras por indivíduos com sintomas da Covid, teste positivo ou contato recente com indivíduo com a doença.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-FMS, houve um aumento de 132% de casos confirmados de Covid em Teresina. Até o momento, segundo a FMS, 33 pacientes estão internados, mas todos estáveis. A capital não contabilizou nenhum óbito em decorrência da doença. Recentemente, o COE-PI recomendou o uso da máscara em ambientes fechados no estado. A decisão, no entanto, ficará a critério de cada município. 

  

Prefeitura de Teresina decreta obrigatoriedade do uso da máscara em unidades de serviço de saúde
Reprodução

   

As visitas a pacientes hospitalizados nas unidades de saúde municipal serão restringidas a um visitante por dia e a, no máximo, duas horas por dia, respeitando-se a rotina estabelecida pela gestão da unidade. 

Uso da máscara

Está recomendado o uso de máscaras em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de COVID-19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso.

O decreto de hoje altera o Decreto 22.200, de 7 de março de 2022, e dá outras providências. Considerando os indicadores epidemiológicos dispostos no Painel Situacional da  COVID-19 em Teresina e as recomendações atualizadas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre uso de máscaras em serviços de saúde.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado