Com o aumento dos casos de covid, COE recomenda uso de máscara em ambientes fechados no Piauí - Saúde
SAÚDE

Com o aumento dos casos de covid, COE recomenda uso de máscara em ambientes fechados no Piauí

Comitê pede que populaçāo atualize sua carteira vacinal e tome os devidos cuidados para nāo proliferar a doença


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 13h15)

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Estado do Piauí se reuniu nesta terça-feira (26) para definir algumas orientações em relação à Covid-19 no estado. Devido ao crescimento dos casos positivos no Piauí, o comitê decidiu algumas medidas que os municípios devem aderir para desacelerar a disseminação da doença, como por exemplo o uso de máscara em ambientes fechados e a obrigatoriedade da mesma em ambientes hospitalares.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, a população idosa e imunossuprimida deve se atentar a vacinação que está disponível nas UBS do estado. 

  

Após aumento de casos, COE recomenda uso de máscara em ambientes fechados no Piauí
Reprodução

   

“Se mantém o reforço para idosos acima de 60 e imunossuprimidos que tenham tomado a primeira dose há mais de 6 meses. Também todas as pessoas que nāo fizeram seus reforços de primeira dose bivalente deverão fazer essa primeira dose. Orientamos aos municípios manter as UBSs abertas como estratégia de oferecer essas vacinas para a população durante esse período de recesso”, explicou.

O secretário de saúde, Antonio Luiz, explicou que foi observado um aumento no número da procura dos testes em farmácia, o que mostra que mais pessoas estão sentindo os sintomas da doença. Ele orientou que a população atualize sua carteira vacinal e mantenha cuidados como a higienização das māos e o uso da máscara e do álcool 70%. Também houve um aumento na taxa de positividade dos testes realizados pelo Lacen-PI, saindo de 17% para 29,4 na última semana epidemiológica. Atualmente há dois pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave.

“Vimos que nas últimas semanas houve um crescimento das vendas de testes em farmácias em Piripiri, Picos e Teresina. Uma procura pra testes se imagina que as pessoas estão com sintomas. O COE vai fazer orientações; algumas delas como uso de máscara em ambiente com aglomeração. Em ambiente hospitalar orientamos que seja obrigatório o uso de máscara. Orientamos também para que as pessoas procurem atualizar sua carteira vacinal”, finalizou.

De acordo com a decisão do COE, a recomendação também é que os gestores municipais mantenham as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas, neste período de fim de ano para vacinação. 

Diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da covid-19 no país, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.

Casos de covid-19

Segundo os dados apresentados na reunião, pela Gerência de Vigilância em Saúde, o estado apresentou na última semana 115 casos notificados da doença e 05 óbitos. Todas as pessoas tinham comorbidades. Entre as vítimas, uma mulher de 40 anos portadora de neoplasia em estágio avançado, residente em Campo Grande do Piauí. Uma idosa de 91 anos com doença cardiovascular crônica, diabetes e doença neurológica crônica, residente em Elesbão Veloso-PI, além de outra paciente de 24 anos portadora de anemia falciforme, residente em Bom Lugar (MA), Mulher de 72 anos, de Demerval Lobão, com histórico de dois Acidentes Vascular Cerebral e Lupos e uma mulher de 40 anos, da cidade de Teresina, imunodeprimida.

Onde se vacinar em Teresina?

O posto de vacinação que fica no edifício garagem G3 do Teresina Shopping está com novo horário. Segundo a FMS, o local funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10h às 20h. Antes estava funcionando de 13h às 19h.

Além das vacinas contra a covid-19 e gripe, o posto do Teresina Shopping, mantido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), oferta por demanda espontânea os demais imunizantes de rotina, do calendário de crianças, adolescentes e adultos. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado