📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O programa EMAD/NIR de atendimento domiciliar do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) ampliou a oferta de vagas mensais para 2025. A partir deste ano, serão disponibilizadas 30 vagas por mês, um aumento em relação às 20 vagas anteriormente oferecidas. A iniciativa tem como objetivo principal promover a desospitalização de pacientes que já receberam atendimento no HUT e estão aguardando transferência para dar continuidade ao tratamento em outras unidades de saúde.
Voltado exclusivamente para pacientes residentes em Teresina, o programa atende aqueles que se enquadram no perfil de baixo risco para complicações hemodinâmicas e fisiopatológicas. Para participar, o paciente passa por avaliação médica e, após liberação, é acompanhado em casa por uma equipe multiprofissional. “Durante esse período, ele mantém direito de acesso imediato ao pronto-atendimento do HUT, sempre que necessário”, explica Yriana Leal, gerente do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital.

Reprodução
Segundo Aranucha Brito, diretora geral do HUT, o EMAD/NIR foi criado para otimizar o giro de leitos e garantir melhor fluxo de internações. “O programa contribui para a abertura de vagas e reduz os custos operacionais, ao evitar internações prolongadas. Além disso, há um impacto positivo na saúde mental dos pacientes, que aguardam a transferência em casa, em um ambiente mais confortável”, destaca.
No modelo adotado, o NIR mantém o cadastro dos pacientes nas plataformas de regulação até a liberação da vaga hospitalar. Enquanto isso, o EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar) realiza o monitoramento e acompanhamento contínuo do paciente até que a transferência seja efetivada. “É um cuidado ativo e constante que garante segurança até a admissão na nova unidade”, complementa Erilene Pontes, representante do EMAD/HUT.
Casos recentes ilustram a efetividade do programa. A paciente M.H.N.A, de quase 70 anos, deu entrada no HUT com necessidade de transferência para outra unidade. Como não havia vaga imediata, ela foi incluída no EMAD/NIR, onde permaneceu por 15 dias em acompanhamento domiciliar. Após a liberação da vaga, foi transferida e passou pela cirurgia necessária.
Outro exemplo é o da paciente T.J.R., encaminhada pela UPA do Promorar com fortes dores. Após 12 dias internada no HUT, com diagnóstico definido e transferência solicitada, ela foi assistida em casa por 12 dias até ser transferida, no último dia 31 de março, para uma unidade onde realizará cirurgia. Daniela de Jesus Rocha, filha da paciente, elogiou o suporte recebido: “A liberação da vaga foi rápida, o HUT deu muita assistência e sempre tirou nossas dúvidas. Esse apoio nos trouxe tranquilidade.”
Pioneiro no estado, o programa EMAD/NIR do HUT oferece suporte domiciliar nas especialidades de Bucomaxilofacial, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Ortopedia.
Em 2024, o programa realizou 223 transferências de pacientes em atendimento domiciliar para hospitais terciários. Só nos três primeiros meses de 2025, já foram efetuadas 28 transferências. Atualmente, 20 pacientes estão cadastrados e aguardam vaga de regulação.
Fonte: Portal A10+