Referência no Norte e Nordeste, HGV amplia procedimentos de alta complexidade e fortalece o tratamento oncológico no Piauí - Saúde
SAÚDE

Referência no Norte e Nordeste, HGV amplia procedimentos de alta complexidade e fortalece o tratamento oncológico no Piauí

Hospital registra crescimento nas cirurgias, amplia exames e consolida serviços de oncologia, transplantes e diagnóstico pelo SUS


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Referência no Norte e Nordeste em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, registrou avanços em 2025, com aumento expressivo no número de cirurgias, ampliação de serviços e maior acesso da população aos procedimentos de alta complexidade ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e novembro, foram realizadas 18.236 cirurgias, um crescimento de 24,34% em relação ao mesmo período de 2024, segundo o Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS).

O diretor técnico do HGV, Thiago Diniz, ressalta que a resolutividade dos atendimentos contribui para reduzir o tempo de espera para a realização de cirurgias. “Antigamente, um paciente esperava mais de 500 dias por um procedimento no HGV. Hoje, a média é de 68 dias. Estamos monitorando esse indicador porque a meta do Governo do Estado é atender cada paciente em até 60 dias a partir da entrada no sistema”, explica Thiago Diniz.

  
Hospital Getúlio Vargas (HGV)
Divulgação
 
 
 

Outro avanço importante foi a abertura de exames de imagem para o público externo, incluindo ressonância magnética. Após a implantação do serviço, 2.234 pacientes externos receberam o exame entre setembro e novembro. Somando pacientes internos, o HGV realizou 37.774 ressonâncias magnéticas de janeiro a novembro. “A abertura da agenda desses exames para os usuários do SUS dos 224 municípios melhora o acesso ao diagnóstico, oferece mais rapidez e precisão e reduz significativamente a fila de espera”, destaca a diretora administrativa, Socorro Moura.

Em maio, o HGV inaugurou a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que já realizou 774 atendimentos entre consultas e infusões. “Esse é um marco na saúde pública do Piauí. Pela primeira vez, os pacientes têm acesso ao tratamento oncológico pelo SUS dentro de uma unidade do Governo do Estado”, afirma a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.

Transplantes crescem em 2025

O HGV ampliou o número de transplantes de rins e córneas. Até novembro, foram 65 transplantes renais e 46 de córneas, totalizando 111 procedimentos. O número de transplantes renais dobrou em relação a 2024, quando foram realizadas 30 cirurgias.

“Em 2025, a Unidade de Transplantes passou por reestruturação, com novos fluxos, protocolos e rotinas. O gerenciamento da linha de cuidado evoluiu e isso permitiu um acompanhamento mais eficiente dos pacientes”, explica Erierbeth Ibiapina, coordenador de enfermagem da unidade.

O coordenador do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), João Neto, reforça que melhorias estruturais e a integração com a equipe de transplantes ampliaram a captação de órgãos e reduziram o tempo de liberação dos exames de patologia.

Segurança do paciente é reforçada

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, explica que a segurança do paciente segue como um dos principais pilares do hospital. Em 2025, o HGV intensificou ações voltadas ao cuidado seguro, incluindo melhorias de estrutura, processos e práticas profissionais.

“Implementamos estratégias que reduziram eventos adversos, aumentaram a confiança dos usuários e fortaleceram a cultura de segurança. A padronização de protocolos – como administração de medicamentos, identificação do paciente, higienização das mãos, prevenção de lesões por pressão, redução de quedas e marcação de lateralidade – reforça o compromisso da instituição com as boas práticas em saúde”, detalha a coordenadora.

Ambulatório Azul registra mais de 100 mil atendimentos especializados

Entre janeiro e novembro de 2025, o Ambulatório Azul realizou 103.839 atendimentos especializados. A população também teve mais acesso a consultas e exames por meio do Programa Saúde Digital, que ampliou a conectividade entre usuários e serviços. No período, foram registradas 1.698 consultas e 32.555 exames realizados pela plataforma.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gostou do jornalista Matheus Oliveira à frente do telejornal Piauí no AR?

ver resultado