Secretaria de Saúde do Piauí participa de mobilização inédita para reduzir filas de cirurgias no SUS - Saúde
SAÚDE

Secretaria de Saúde do Piauí participa de mobilização inédita para reduzir filas de cirurgias no SUS

No Piauí, participam da ação o Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV).


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realiza neste fim de semana o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo ampliar o número de cirurgias e reduzir as filas de espera, marcando o maior mutirão cirúrgico já realizado no Brasil. No Piauí, participam da ação o Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV).

O diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Anderson Dantas, destaca o papel dos hospitais estaduais da capital na mobilização.

  
Sesapi participa de mobilização inédita para reduzir filas de cirurgias no SUS Divulgação
 
 
 

“No HPM serão realizados 21 procedimentos nas áreas de ortopedia e cirurgia bucomaxilofacial, garantindo mais agilidade para pacientes que aguardavam há bastante tempo na fila. Já no HGV, estão previstos 77 procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades, como cirurgia geral, urologia, ginecologia e oftalmologia, além de sete procedimentos de hemodinâmica”, enfatiza.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a ação ocorre simultaneamente em todo o país e soma 11,5 mil cirurgias, dentro de um total de 61,6 mil procedimentos ofertados aos 26 estados e ao Distrito Federal.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, ressalta que a iniciativa traz benefícios diretos para quem espera por atendimento.

“Nunca houve uma mobilização dessa dimensão no SUS, envolvendo 188 hospitais em todo o Brasil, entre Santas Casas, unidades filantrópicas, hospitais universitários da Rede Ebserh e institutos federais. No Piauí, o HPM e o HGV são responsáveis por contribuir com a redução da fila de cirurgias, que atualmente tem média estadual de 51 dias, sendo 39 dias no HPM”, frisa.

De acordo com Thiago Diniz, diretor técnico e cirurgião do Hospital Getúlio Vargas (HGV), a unidade já possui uma rotina de realização de cirurgias aos sábados. No entanto, neste fim de semana, o serviço está sendo ampliado para atender um número ainda maior de pacientes.

“O HGV já realiza procedimentos cirúrgicos aos sábados, mas hoje abrimos mais salas e vamos executar mais cirurgias. A expectativa é realizar entre 70 e 80 procedimentos, reforçando nosso compromisso com a redução das filas cirúrgicas. Vale destacar que o hospital atende não apenas pacientes da fila eletiva, mas também aqueles regulados. E no domingo, as cirurgias continuam”, finaliza.


Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gostou do jornalista Matheus Oliveira à frente do telejornal Piauí no AR?

ver resultado