📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou que, a partir da próxima segunda-feira (09/02) , o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a ofertar o nirsevimabe, anticorpo monoclonal indicado para prevenir infecções respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês e crianças.
Nesta primeira fase, o imunobiológico será disponibilizado apenas para crianças que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que estejam internadas em leitos, inclusive de UTI, nas maternidades municipais Dirceu, Promorar, Satélite e Buenos Aires, além do HUT, Hospital do Parque Piauí, Hospital Infantil e Maternidade Evangelina Rosa.

O atendimento a crianças não internadas ocorrerá em momento posterior, conforme o município receba novas doses. Para receber o anticorpo, será necessário apresentar documentos pessoais, cartão de vacina, prescrição médica e laudo que comprove a indicação do imunobiológico, para comprovação que o usuário pertence ao grupo e para registro das informações.
Segundo a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, a incorporação do nirsevimabe representa um avanço importante na proteção da saúde infantil. “A aplicação é feita em dose única intramuscular e, diferente das vacinas, que estimulam o corpo a produzir anticorpos, o nirsevimabe fornece diretamente os anticorpos prontos. Isso reforça o compromisso do SUS e de Teresina com a ampliação do acesso a tecnologias inovadoras e eficazes em saúde”, destacou.
De acordo com a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, Teresina já recebeu 250 doses do medicamento, que fazem parte da estratégia inicial de implantação. Paralelamente, estão sendo realizadas capacitações com os profissionais de saúde diretamente envolvidos no processo.
Fonte: Prefeitura de Teresina