Os professores e cientistas políticos Cleber de Deus e Vitor Sandes foram os entrevistados do 3º episódio do A10Cast, da TV Antena 10, desta semana. Com amplo conhecimento na área, os dois convidados conversaram com a apresentadora Lídia Brito sobre relações políticas, redes sociais, influência, o cenário local e muito mais.
Um dos pontos tratados no A10Cast foi como as discussões políticas têm se apresentado nas redes sociais. O professor Vitor Sandes explicou que hoje em dia existe um movimento de polarização e que isso acaba ajudando na disseminação de fakenews e nas brigas entre grupos políticos.
“As pessoas têm muito interesse na política e a gente tem observado um comportamento que a gente chama de polarização afetiva, que é quando não somente as pessoas estão em lados opostos, mas que elas não aceitam a existência de um posicionamento contrário. Tem uma rejeição. Esse tipo de polarização quando ela se torna muito extrema, impede o diálogo, o debate e convergências. Há uma dificuldade, é um contexto mais favorável para que as fakenews se propaguem”, disse.
Outro assunto discutido foi como as redes sociais também podem influenciar nos votos das pessoas e em suas ideologias e crenças. Os professores comentaram ainda sobre a disseminação do vídeo feito pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) criticando a fiscalização do Pix. O vídeo, segundo o professor Cleber de Deus, atingiu mais de 300 milhões de visualizações em 78 países.
“A gente não teve nenhum fenômeno de votos relacionado a um influencer, mas a gente não pode diminuir a importância dos influencers, mesmo aqueles que não são candidatos. Porque a realidade das mídias sociais está presente em todo o Brasil, até nas menores cidades. Não é uma realidade somente de grandes cidades. Nós temos a atuação de influencers que atuam em nível local, utilizando plataformas como por exemplo TikTok, que tem abarcado um público de todas as idades, mas especificamente o jovem que está se introduzindo na política eleitoral”, explicou durante entrevista ao A10Cast.
As pesquisas eleitorais também foram pauta do A10Cast. “As pesquisas, desde algum tempo, acho que 2014, elas tem discrepado muito. Pode ser um fenômeno de fato de reflexo numa tendência mundial que esta tendo impacto nas democracias mais recentes. Esse eleitor ainda não tem de fato cristalizado essas preferencias”, disse Cleber de Deus.
Vitor Sandes completou falando sobre a importância da mesma e seu real papel durante o período eleitoral. “A pesquisa eleitoral sempre vai existir. Nenhuma pesquisa é feita para acertar resultado de eleição, mas ela indica tendências. A pesquisa mostra tendências que podem se modificar de acordo com a preferencia do eleitor”, acrescentou Vitor.
Sobre
O A10Cast vai ao ar todo domingo das 9h às 10h na TV Antena 10. O programa também é disponibilizado na íntegra no YouTube após exibição na TV. Siga o perfil no instagram: @a10cast.