“PSDB pode abrir portas para Draga Alana ser candidato por lá. A conversa pode acontecer esses dias”, informou uma fonte à Coluna. Essa seria mais uma tentativa do parlamentar de viabilizar sua candidatura a uma das 30 vagas na Assembleia Legislativa que, tem como maior desafio até aqui, encontrar um partido que o receba. A última busca de entendimento aconteceu com MDB, que até teve aval positivo do Senador Marcelo Castro, mas há fortes resistências que devem atrapalhar sua chegada à sigla. Além disso, o próprio PT e o PV da base do Governo, também negaram o desembarque e, na oposição o PP o rejeitou.
Tentamos contato com o vereador Draga Alana (PSD) para confirmar essa possibilidade, mas ele não deu retorno. A Coluna falou então com o Presidente do PSDB no Piauí, Jorge Lopes, que é pré-candidato ao Senado. Ele negou que tenha procurado ou recebido contado do parlamentar para tratar sobre filiação para formar a chapa proporcional de deputado estadual. No entanto, sinalizou para esta possibilidade, desde que se enquadre às diretrizes dos tucanos.
“Temos acompanhado essa humilhação sofrida pelo Draga Alana na tentativa de buscar um partido para sua candidatura. Não tivemos nenhuma conversa sobre isso e nem fomos procurados. Mas, se fosse ele, viria para oposição, como PSDB, e abriria espaço para realizar o sonho de ser deputado estadual”, afirmou Jorge Lopes.
FORMAÇÃO DE CHAPAS NO PSDB
A reunião de ontem consolidou o avanço na formação das chapas do PSDB para as eleições de 2026: a pré-candidata ao governo, médica Lúcia Santos, informou que a legenda já conta com cerca de vinte nomes encaminhados para disputar vagas na Assembleia Legislativa e que a chapa para a Câmara Federal está próxima de fechar as onze candidaturas previstas. Ela ressaltou que esse processo de reconstrução do partido no Piauí ganha força com a entrada de lideranças de variados segmentos sociais, que têm escolhido os tucanos como espaço de representação.
O encontro foi conduzido pelo presidente estadual do PSDB e pré-candidato ao Senado, Jorge Lopes, ao lado de Lúcia Santos, e reuniu sete novos pré-candidatos a deputado estadual e três a deputado federal. Entre os presentes, estavam presidentes de sindicatos, dirigentes de associações, professores, advogados, comerciantes, enfermeiros, vigilantes e jornalistas, todos manifestando a intenção de concorrerem pela sigla. Jorge Lopes agradeceu a confiança no “novo PSDB do Piauí” e afirmou que o partido busca resgatar a filosofia de Wall Ferraz, pautada em pensar e realizar sob o ponto de vista comunitário e da justiça social.