Oposição atinge quórum para CPMI do INSS com apoio de Castro Neto e Ciro Nogueira

Requerimento, que deverá ser protocolado nesta terça-feira (6), reúne assinaturas de 29 senadores e 182 deputados, incluindo dois piauienses

A oposição já possui o número necessário de assinaturas para formalizar a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Até a última sexta-feira, 29 senadores e 182 deputados haviam assinado o requerimento — superando folgadamente o mínimo exigido, que é de 27 senadores e 171 deputados.

A articulação para reunir as 211 rubricas ficou sob a coordenação da deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O documento será protocolado até a manhã desta terça-feira (6), abrindo oficialmente o processo que investigará problemas como fraudes em benefícios, atrasos e irregularidades nos sistemas de concessão de aposentadorias e auxílios.

 

Oposição atinge quórum para CPMI do INSS com apoio de Castro Neto e Ciro Nogueira
Divulgação
 

Entre os signatários, chamam atenção os dois parlamentares piauienses que aderiram: o deputado federal Castro Neto (PSD-PI) e o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Ambos reforçam o apoio do Piauí à investigação, que pode lançar luz sobre gargalos e desvios que afetam milhares de brasileiros.

Agora, a CPMI terá poder de convocar testemunhas, requisitar documentos e convocar autoridades do INSS e do governo federal. O objetivo é mapear a fundo onde ocorrem atrasos, identificar fraudes e propor correções que tornem o sistema mais ágil e transparente.

OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Uma ampla investigação da Polícia Federal, apoiada pela Controladoria-Geral da União (CGU), revelou um esquema de fraudes nos benefícios do INSS que pode ter desviado R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. A operação levou à demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ao afastamento de outros cinco servidores de alto escalão e à prisão preventiva de seis pessoas ligadas a associações abusivas em Sergipe.

Como funcionava o esquema

Mecanismos de desvio

Quem está sob investigação