Carlos Alberto Ferreira Filho, mais conhecido como "Chocolate", membro da facção Bonde dos 40, foi um dos presos da operação Draco 163, deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (31). Além dele, duas mulheres que comandavam uma boca de fumo do PCC também foram presas. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão nos bairros Torquato Neto, Vale Quem Tem, Poti Velho, Mocambinho, Vila São Francisco, Santa Rosa, Cidade Industrial, Monte Verde e Parque Brasil, em Teresina.
Em entrevista à TV Antena 10, o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), informou que “Chocolate” estava acompanhado de sua namorada, uma adolescente de 16 anos, que, segundo a polícia, foi cooptada por ele para ajudar na venda de drogas. O investigado exercia a função de “financeiro” na facção Bonde dos 40 na região do Torquato Neto.
“Prisão muito importante realizada hoje. Ele [Chocolate] participou de um Tribunal do Crime na região, sequestraram uma pessoa e infelizmente mataram. Esse procedimento está sendo investigado pelo DHPP. Indivíduo de alta periculosidade, era foragido de uma operação nossa e conseguimos efetuar essa prisão. Cumprimos várias medidas na zona Norte também, foram 12 mandados de busca e apreensão e três pessoas conduzidas”, contou o delegado.
Ainda em entrevista, o delegado Charles Pessoa contou que a operação também desarticulou uma boca de fumo comandada por duas mulheres ligadas ao PCC. No local, os policiais encontraram um fumódromo improvisado, utilizado por usuários e envolvidos com o tráfico de drogas.
A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal de Teresina.