Conheça os suplentes que tomarão posse na Alepi durante esta semana

Ao todo, cinco suplentes passarão pela cerimônia de posse para assumir cadeira na Alepi

Os deputados piauienses eleitos em outubro de 2022 tomaram posse no dia 1º de fevereiro. Ao todo, a cerimônia contemplou 30 parlamentares, dentre os quais 10 são estreantes na Assembleia Legislativa. Esta é a 20º legislatura da ALEPI e sua maior composição partidária corresponde à base do governo de Rafael Fonteles (PT).   

Deputados estaduais eleitos tomam posse na Alepi
Divulgação

   

Desta base, seis deputados já receberam convites para assumir vagas em sua administração dentre eles: Janaína Marques (PT) para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Flávio Nogueira (PT) para a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA); Firmino Paulo (PT) para a Secretaria de Irrigação; Fábio Xavier (PT) para a Secretaria Agronegócio e Empreendedorismo Rural e Pablo Santos (PT) que deve assumir a Secretaria de Turismo.

A saída desses parlamentares dará lugar, portanto, aos suplentes na Assembleia. Uma já saiu na frente. Simone Pereira (MDB) tomou posse nesta última sexta-feira (03). A parlamentar entrou no lugar de Coronel Carlos Augusto (MDB) que, por sua vez, assumiu a Secretaria de Justiça do Piauí.

Com isso, restam ainda 5 outros suplentes, que devem tomar posse na próxima terça-feira de modo coletivo. São eles:

Ziza Carvalho (MDB)  

Ziza Carvalho, deputado estadual
Thiago Amaral / Alepi

   

Advogado de formação e procurador do Estado licenciado. É filho do ex- parlamentar, já falecido, Ubiraci Carvalho, Ziza recebeu 17.101 votos válidos, conquistando a segunda suplência do MDB. Uma curiosidade é que  Ziza já tomou posse quando o vice-governador Themístocles teve que renunciar ao seu mandato de deputado para ir ao Palácio de Karnak. Na ocasião, ele estava na condição de primeiro suplente da coligação pela qual disputou a eleição ainda em 2018.

Warton Lacerda (PT)  

Warton Lacerda, deputado estadual
Thiago Amaral / Alepi

   

Já foi secretário de Administração da gestão da prefeita Patrícia Leal, no município de Altos. Em 2018, Warton concorreu pela primeira vez a cargo público, disputando, nas eleições, uma vaga para deputado estadual. Com 23.795 votos, Warton ficou na segunda suplência e assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí no dia 7 de maio de 2019. A vaga foi deixada por Flora Izabel.

Em 2022, o parlamentar obteve 23.454 dos votos e ficou na primeira suplência do partido.

Oliveira Neto (PT) 

Oliveira Neto, deputado estadual
divulgação / Alepi

   

Oliveira Neto se elegeu deputado, pela primeira vez, em 2018, sendo o parlamentar mais jovem do estado. Na ocasião, o parlamentar era filiado ao Cidadania. Hoje, com 28 anos, ao assumir, manterá este posto. 

Filiou-se ao PT em março de 2022 para disputar as eleições, nas quais recebeu 23.318 votos, ficando na segunda suplência.

Elisângela Moura (PCdoB)

Elisângela Moura, deputada estadual
reprodução

   

A primeira mulher suplente desta legislatura é Elisângela. Com 20.412 votos recebidos em 2022, no ranking geral, ocupa a terceira posição na vaga da federação partidária.

Agricultora familiar, filha de agricultores e sindicalista. É filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde 1996. Já assumiu a presidência da FETAG, tornando-se a primeira mulher a assumir o cargo após 44 anos de fundação da entidade e foi reeleita em 2018. No mesmo ano, disputou as eleições como candidata a deputada estadual do Piauí, mas ficou 6° suplência com 20.997 votos.

Hélio Rodrigues (PT) 

Hélio Rodrigues, deputado estadual
divulgação

   

Com 20.231 votos recebidos, Hélio Rodrigues ficou na vaga de 4º suplente do PT. Natural de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues foi prefeito do município durante dois mandatados, de 2013 a 2020. Em 2016, filiou-se ao PT, partido pelo qual se reelegeu ao cargo de gestor municipal. Em 2019, assumiu a presidência estadual da sigla, após o falecimento do deputado Assis Carvalho (PT) que ocupava o posto.