O delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Organizadas (DRACO), conversou ao vivo com a TV Antena 10 na manhã desta sexta-feira (19), e deu detalhes sobre a operação deflagrada nesta quinta-feira (18) na cidade de Pedro II. Dos investigados, três já haviam sido alvos de outras operações conduzidas pelo DRACO, e dois seguem foragidos.
Durante a entrevista, o delegado explicou que a polícia tem atuado de forma intensa no município de Pedro II, visando desarticular grupos criminosos atuantes na região. Ele disse ainda que ao todo 6 pessoas foram presas e outras duas acabaram morrendo em confronto com a polícia.
"Nosso objetivo era efetuar a prisão de 13 indivíduos envolvidos com facção criminosa, nós prendemos 6, 2 reagiram à abordagem das forças de segurança pública do estado do Piauí e nós tivemos que utilizar também das forças e acabaram morrendo nesse confronto", explicou.
Ele disse ainda que 3 alvos já foram investigados em outras ações do DRACO, 1 foi preso e outros 2, de alta periculosidade, seguem foragidos. "Além dos dois que entraram em confronto, 3 dos investigados já tinham sido presos anteriormente em operações coordenadas pelo próprio DRACO. Nós conseguimos efetuar a prisão de um deles, dois infelizmente permanecem foragidos até então", disse.
Pessoa disse ainda que polícia deve divulgar os perfis dos dois investigados, mas adiantou que os nomes dos indivíduos são Júnior, muito conhecido em Pedro II, e Stenio, que inclusive estava na Rocinha, no Rio de Janeiro.
Relação com assassinato de mulher em Pedro II
Durante a entrevista, o delegado confirmou que o cumprimento da operação também tem relação com a morte de Maria do Socorro, de 31 anos, executada com 14 tiros no início da semana na cidade. Charles relatou ela já era monitorada e era membro de organização criminosa.
"Aquela vítima fazia parte desta organização criminosa, então já tinha relação, infelizmente, com a criminalidade, com o tráfico de entorpecentes. Teve o homicídio, a gente já desenvolve um trabalho intenso na região, então com certeza essa operação de ontem é também consequência dessa ação criminosa", confirmou.
Criminosos mortos na operação
Dois suspeitos morreram após troca de tiros com a Polícia na tarde desta quinta-feira (18) em Pedro II, interior do Piauí. O A10+ apurou que eles reagiram, efetuaram disparos de arma de fogo contra as equipes, que revidaram. Os suspeitos ainda foram socorridos, encaminhados ao hospital da região, mas não resistiram aos ferimentos. Eles foram identificados como Francisco Maciel, de 25 anos, e Marcelo Monteiro, de 26 anos.
A reportagem apurou ainda que os suspeitos foram atingidos durante um confronto com equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi). Toda ação ocorreu durante uma operação policial que foi deflagrada na cidade nesta tarde. Os suspeitos mortos, segundo apurado pela TV Antena 10 na região, são primos.